24 outubro 2006

Que Valores para este Tempo?

A Conferência Gulbenkian 2006 propõe uma reflexão sobre a crise geral de sentido na sociedade contemporânea. “Que Valores para este Tempo?” será a questão orientadora do debate, com a participação de alguns dos mais reputados pensadores a nível internacional. A conferência, desenhada nas suas linhas fundamentais por Fernando Gil, e comissariada por Daniele Cohn, tem lugar de 25 a 27 de Outubro, no Auditório 2 da Fundação, com entrada livre.
O programa organiza-se em torno de temas como “Um Mundo em Crise”, “Valores Cognitivos: Conhecimento Científico e Filosófico”, “Valores Estéticos: a Arte e o seu Público” e “Valores Éticos e Políticos”.

Informaçoes e programa aqui

2 comentários:

Primo de Amarante disse...

Tomei a liberdade de aproveitar a ideia anunciada pelo incursões e vou tentar provocar debate com textos sobre a temática dos valores bque transcreverei no "margemesquerda"

Primo de Amarante disse...

Um anúncio que me pediram para lhes transmitir:

Com a orientação da Prof. Dr.ª Maria José Moutinho (que palestrou sobre «as prisões na época do liberalismo» na Universidade Católica, a convite do “Incursões”), a Faculdade de Letras do Porto e a Biblioteca Pública Municipal do Porto levaram a efeito uma exposição iconográfica, que está patente na Biblioteca Municipal, sobre as vivências das Mulheres Portuguesas na primeira metade do século XX.

Este evento, pretende chamar a atenção para a importância de certas fontes para a História das Mulheres/História do Género e para a necessidade de preservação dessa parte do património das famílias, feito de “ pequenas coisas ” que são, tão frequentemente, os objectos – cartas, diários, fotografias, trabalhos de agulha, figurinos, etc - a que as mulheres confiaram muitas das suas recordações ao longo da vida.

A drº Maria José Moutinho pediu-me para comunicar aos compadres este evento.

Eu já fui ver a exposição e gostei. Na próxima sexta-feira vou almoçar com um grupo de amigos à "Casa de Pasto Ribatejo"-- onde há o melhor bacalhau com grão da península, comido debaixo de uma ramada -- Rua Alex.Herculano (junto à Batalha) e depois vamos ver a exposição, com a orientação da drª Maria José. Quem comparecer será recebido com honras de compadre.

A exposição está presente deste 02 de Outubro a 15 de Novembro. Dias Úteis:14h00 – 17h30

compadre esteves (o amigo de sempre)