15 novembro 2005

O Mister

Eu sei que não é habitual falar-se aqui de futebol. Mas vou cometer a ousadia de usar este espaço para dizer que estou farto de Scolari. Não suporto os tiques, as manias, as prepotências e as atitudes do senhor, que faz o que quer e muito bem lhe apetece. Fosse ele treinador cá da terra e teria a imprensa toda contra ele. Aqueles que acompanham o futebol ainda se lembram das campanhas que alguns jornais moveram contra Artur Jorge e António Oliveira, quando estes foram seleccionadores?
Sim, confesso que vi ao vivo vários jogos do Euro 2004. Vi a abertura no Estádio do Dragão e fui a Lisboa de propósito ver alguns jogos, incluindo a triste final contra a Grécia. Mas nunca senti a selecção como a “equipa de todos nós” ou a equipa dos melhores jogadores portugueses. Era e é, simplesmente, a equipa de Scolari. Que gosta muito de bandeirinhas, de misticismos e de Roberto Leal.
O senhor ganha um balúrdio – na FPF e na publicidade – trabalha pouco, não vê os jogos, não vai aos estádios, não acompanha os jogadores, não sabe se eles estão ou não na sua melhor forma, não premeia o mérito de quem se evidencia em cada momento. Ele junta os rapazes da sua confiança, ostraciza todos os outros e quem não gostar…paciência.
Eu sei que levou Portugal à final do Europeu, em casa e com a vitória ali à mercê, e que apurou a selecção para o próximo Mundial, num grupo fraquinho. Até pode fazer um brilharete na Alemanha, mas, a mim, não me convencerá da bondade das suas atitudes. Como se explica que diga neste momento, com mais de metade da época por disputar, que já escolheu noventa por cento dos atletas que vão ser seleccionados para o Mundial? Les jeux sont faits?

1 comentário:

M.C.R. disse...

Meu caro JCP
Eu de futebol, népia...
sou um ignorantão e ainda por cima adepto discretíssimo da "Naval 1º de Maio.
Todavia V. acaba por dizer qual a razão do êxito de Scolari: o homem ganha os jogos... e em equipe vencedora...
Eu também detestei as bandeirinhas, o vomitado patrioteiraço e tudo o resto do europeu.
Mais: doeu-me que me viessem ao bolso para fazer DEZ estádios que estão vazios e vão ser pagos (por nós) durante um pancadão de anos.
E pior: acho que os gregos ganharam bem!
Mas as coisas são o que são e nesta vil e apagada tristeza o scolari pode dar-se a todos os luxos incluindo o de ganhar balúrdios. Chamem à pedra quem lhos paga que esse, sim, é que é o responsável.
Um abraço e por favor: indigne-se sempre. É saudável e anima um velhadas como eu.