21 junho 2006

Uma doce voz de passarinho




Matilde Rosa Araújo tem já a bonita idade de 85 anos. E digo bonita com uma (boa) razão: ao ouvi-la, há meses, numa entrevista emitida na televisão, perpassava na sua voz um rio de mel e um discurso tão clarividente como enternecedor.

A doce escritora nasceu em Lisboa em 1921. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, aquele curso outrora muito procurado por (belas) raparigas e igualmente prestigiado. No tempo em que se dava valor à cultura! Um curso que dava sentido à vida e proporcionava uma bela carreira! Hoje…proporciona desemprego…

Professora do Ensino Técnico Profissional em Lisboa e noutras cidades do País, foi autora de livros de contos e poesia para o mundo adulto, mas dedicou-se sobretudo às crianças, centrando a sua temática na infância, feliz ou agredida. Na realidade, a sua obra é feita de pequenos deslumbramentos em relação ao mundo da criança.

Diz-nos o Diário de Notícias (edição de 3ª feira) que saiu, simbolicamente, o seu "último" livro, intitulado “A Saquinha da Flor”.

Sinto que nos faz falta a companhia destas pessoas, já no ocaso da vida, mas tão cheias de bondade e clarividência!

Não vejo que tenham continuadores. Portugal vai ficando cada vez mais pobre...

2 comentários:

M.C.R. disse...

concordo, concordo e reconcordo.

C.M. disse...

Um grande abraço também, Nicodemus. Quanto ao "citado"...ahah! ele é capaz de ter razão...