28 junho 2026

estes dias que passam 1063

As desgraças nunca são apenas fruto do acaso

mãe, 27.6.26


A venezuela , melhor dizendo o povo venezuelano vive horas medonhas. E pior, vai viver, dias, meses, ou mesmo anos, sob o peso deste desastre. 

Os dois sismos, sucessivos e fortíssimos , vieram juntar o seu sinistro palmares a uma situação que já era má, para não dizer péssima, desde há muitos anos. 

A desastrada "revolução bolivariana"conseguiu tornar um país rico, embebido em petróleo, numa miserável caricatura bananeira ponde a inflação galopante, , a repressão política,  a degradação das estruturas industriais ae aliaram à corrupção generalizada.

Tudo se conjugou para desesperar os cidadãos que votaram contra um regime que, como é hábito, desconheceu o facto e seguiu em frente  como se nada tivesse acontecido. 

A isto junta-se a dramática humilhação de assistir ao rapto do presidente, capturado com inacreditável facilidade por militares norte-americanos a mando de um alucinado sequaz da antiga doutrina Monroe.

Neste momento tal doutrina já não prevê um continente livre de colónias europeias mas tão só uma america central e do sul   transformada num quintal dos EUA que toleram todos os governos autoritários desde que obedeçam ao império e intervém com violência e violando as mais elementares regras   de convivência. 

Não vale a pena relembrar a guerra hispano-americana e a "libertação" de Cuba pois já em pleno século XX o Panamá  ou Granada para não referir outros territórios foram alvo da intervenção USA 

Paralelamente, osEUA conviveram amavelmente com um conjunto de ditadores  que foram torcionários dos seus próprios concidadãos  quando não os defenderam e ajudaram a maltratar as pessoas, a domar as instituições e a desviar a riqueza. 

Brevemente, a menos que Trump se lembre de outra proeza, Cuba poderá ser alvo de uma intervenção muscular. É só conseguir sair da catástrofe iraniana, fruto da mais tonta e maléfica  incursão no Médio Oriente. Na melhor das hipóteses, caso a paz sobrevenha, o Irão ficará na mesma, mesmo se mais enfraquecido e com mais uns milhares de mortos  como se não bastasse o morticínio  levado a cabo pelas hordas dos guardas da revolução.  Desta feita não se aprisionarão, e menos ainda, se julgarão os ayatolas e o novo Guia supremo. 

Entretanto, o bloqueio a Cuba foi reforçado e, como de costume, é a gente mais pobre q    ue sofre mais A proibição de  fornecimento de petróleo  destrói todas as possibilidades de manter a ilha sem apagões com os hospitais a funcionar, as poucas indústrias a tentar sobreviver, para não falar nos cidadãos que sem luz nem possibilidades tem de cozinhar, de se aquecer, ter agua em casa. 

A Gronelândia pode esperar, o Canadá pode continuar independente porque depois de outras façanhas militares ou pacifistas, Trump tem também pela frente eleições. E ainda há milhões de imigrantes para expulsar. Eis  um país criado por emigrantes a negar a sua própria história.

E, voltando à Venezuela, eis que temos um patético Maduro aferros em Nova Iorque, à espera de um julgamento que a acontecer dentro das circunstancias propiciadas pela actual administração será eventualmente uma farsa. 

é bom lembrar que, mesmo existindo traficantes importantes na Venezuela, o transporte da droga para fora, por via marítima, é incomparavelmente menor do que o trafico via México onde cartéis poderosos nação só fazem frente ao governo do país mas, sobretudo, estão intrinsecamente ligados às máfias norte-americanas seus principais e quase únicos clientes. Nação consta que uns e outros se sintam demasiadamente tementes das hostes de Trump ou por ele dirigidas. 

O terramoto veio, uma vez mais,  por a nu a má governação venezuelana, o descaso e o desprezo pelo ambiente, o abandono e falta de manutenção das estruturas industriais vitais (caso do petróleo)\e mais grave ainda a falta de regras de construção de habitação

Sob os escombros jazem milhares de vítimas  e poucas dúvidas há de que, quando for (se for... ) conhecido o su numero final e total. Até nisto, a falta de Maduro a responder num tribunal venezuelano mostra quão deplorável é a situação. A culpa de boa parte das mortes vai morrer solteira porque os responsáveis não serão julgados. Lá e já. 


 


Sem comentários: