06 junho 2004

Tribunal Mundial sobre o IRAQUE

Na continuidade do Tribunal Russell para o Vietname (1967), foi criado o Tribunal Mundial sobre o Iraque. Os promotores são académicos e outros intelectuais que condenam a agressão bélica dos Estados Unidos e da Inglaterra contra o Iraque, bem como as torturas e sevícias praticadas contra prisioneiros iraquianos.
A primeira reunião decorreu durante o mês de Maio em Roma. Fizeram parte do júri e prestaram depoimentos figuras como os egípcios Samir Amin e Nawal al Saadawi, o inglês Denis Haliday e o alemão Hans von Sponeck (ex-responsável da ONU para a ajuda humanitária ao Iraque), os professores belgas François Houtard (que presidiu ao júri) e Jean Bricmont, os norte-americanos Michael Parenti e Sara Flounders, os iraquianos Haifa Zangana, e outros. O texto da conclusão pode ser consultado em aqui.
Em Portugal está a formar-se uma comissão instaladora duma delegação desse Tribunal. Dessa comissão fazem parte, entre outros, Saldanha Sanches, Frei Bento Domingues e Teotónio Pereira.
A nivel mundial, esta iniciativa culminará com uma sessão final, em Istambul, em Março de 2005.
A importância desta Instância moral é indesmentível para a formação de uma consciência cívica global preocupada com os valores da paz, da justiça e da solidariedade.

Sem comentários: