20 outubro 2004

Bem visto!

O primeiro-ministro sugeriu nesta quarta-feira transferir professores com horário zero para fazerem a assessoria a juizes. Santana Lopes considera que esta seria uma «gestão integrada de recursos humanos da administração».
O primeiro-ministro falava na abertura das Jornadas da Competitividade, em Lisboa.

5 comentários:

Zu disse...

O que é assessorar um juiz? O que sabe um professor acerca do assunto? E já agora, se houver falta de calceteiros, também os professores com horário zero deverão ser canalizados para tal tarefa? E se um 1º ministro for incompetente e disparatado, poderá um professor ser destacado para governar em seu lugar?

Primo de Amarante disse...

O "nosso" Primeiro não sabe do que fala e gosta de colo car a sua vida ao ritmo dos "media" e, por isso, atira com "ideias" para que os telejornais não o esqueçam. O horário zero não significa nada fazer. Significa que, por diversas razões (pré-reforma, atestado médico por perturbações resultantes do trabalho lectivo,etc.), há professores que estão dispensados da componente lectiva e prestam serviço de, pelo menos, 20 horas semanais no exercício de diferentes tarefas na escola, como, p.ex., apoiar alunos com dificuldades de integração, organizar a billioteca e apoiar os alunos que a frequentam, etc., etc.

Anónimo disse...

O PM revela, uma vez mais, a sua "ligeireza de espírito".
Quanto ao horário zero, acrescento, que "a dispensa da componente lectiva não prejudica a obrigatoriedade de o docente ter um horário de 35 horas semanais... sendo-lhe atribuídas funções compatíveis com a sua habilitação profissional"(e não 0 horas como o PM julga), de acordo com o artigo 81º, nº 10, alínea d) do Estatuto da Carreira Docente.
A alínea e) prevê que " Por decisão fundamentada do órgão de direcção executiva do estabelecimento de ensino, o horário dos docentes pode ser reduzido até ao limite de 20 horas semanais"

Cronista Oficioso da 3R disse...

«Exmº Sr. PM
Tendo visto o anúncio público de novas assessorias para os meretíssimos juízes formulado por V. Exª, e manifestando integral concordância com mais uma brilhante iniciativa de V. Exª, bem como a vontade de colaborar com tudo o que permita a prosecução dos vossos altos desígnios (estando até disponível para funções no alto governo presidido por VE. Exª), venho manifestar integral disponibilidade para receber como assessoras professoras de linguas ou com quimica, digo de quimica, no meu gabinete.
Sem mais sou de V. Exª,
O juiz direito da cumarca de ...
...»
Não se indica por ora o nome do subscritor do ofício, por discrição e porque o meretíssimo está a ponderar sobre o fim da sua colaboração com o CEJ (mas está disponível para outros cargos)

Primo de Amarante disse...

Pode ser 20 horas, como é o meu e de todos os que estão na situação de pré-reforma.