27 novembro 2004

Cavaco Silva solta «grito de alarme»

«É CHEGADO o momento de difundir na sociedade portuguesa um grito de alarme sobre a tendência para a degradação da qualidade dos agentes políticos» - afirma Cavaco Silva em artigo que publicamos hoje. E vai mais longe: . «Por interesse próprio e por dever patriótico cabe às elites profissionais contribuírem para que na vida partidária portuguesa os políticos competentes possam afastar os incompetentes»
O ex-primeiro-ministro sustenta esta afirmação no facto de Portugal vir a afastar-se desde 2001 do nível de desenvolvimento da Espanha e da média europeia.
Recordando a Lei de Gresham, segundo a qual a má moeda tende a expulsar a boa moeda, Cavaco diz que isto está a passar-se na vida política portuguesa, com a substituição dos políticos competentes por incompetentes.
E avança que é tempo de pôr fim a esta situação, devendo as elites acordar e sair da sua posição cómoda «de críticos da mediocridade e das suas decisões», aceitando «contribuir para a regeneração da actividade política».
Se nada for feito nesse sentido, o antigo chefe do Governo admite que a situação continuará a «degradar-se», até «se tornar claro que o país se aproxima de uma crise grave».
Expresso Online - 27 Novembro 2004

Sem comentários: