22 novembro 2004

A propósito das nossas verdades

“Com efeito, quantas vezes me acontece que, durante o repouso nocturno, me deixo persuadir de coisas tão habituais como que estou aqui, com roupão vestido, sentado à lareira quando, todavia, estou estendido na cama e despido! Mas agora, observo este papel seguramente com olhos abertos, esta cabeça que movo não está a dormir, voluntária e conscientemente estendo esta mão e sinto-a: o que acontece quando se dorme não parece tão distinto. Como se não me recordasse de já ter sido enganado em sonhos por pensamentos semelhantes! Por isso, se reflicto mais atenciosamente, vejo com clareza que vigília e sono nunca se podem distinguir por sinais seguros, o que me espanta – e é tal este meu espanto que quase me confirma na opinião de que durmo.”
R. Descartes, "Meditações sobre a filosofia Primeira", Coimbra, Livraria Almedina, 1976. p.108

Sem comentários: