23 dezembro 2004

Chegadas e partidas (com o Porto pelo meio)

1. Deixadas as mini-apresentações num comentário ao post de boas-vindas, é chegada a hora de iniciar verdadeiramente a minha aventura neste blog. Confesso que o meu amigo Coutinho Ribeiro já há muito me desafiava para esta intervenção, mas tal só agora foi possível. Logo num momento em que estou de partida da cidade, em busca das raízes e das recordações...

2. Encontrei-me ontem com amigos dos tempos da faculdade ao jantar, enquanto deitávamos um olho ao jogo de futebol que o FCP não soube ganhar na Madeira. Entre doutores, mestres e pós-graduados uma paixão comum – o FCP. Será estranho o futebol despertar tanto interesse hoje em dia? Quem não acompanha hoje este fenómeno? Na realidade, vejo frequentes vezes nas bancadas do estádio do Dragão académicos prestigiados, empresários e quadros reconhecidos, até políticos, sentados lado a lado com o cidadão comum, vibrando com o jogo. É claro que haverá sempre os que se acotovelam para arranjar um bilhetinho para a tribuna presidencial, mas quantos não são os que vivem essa paixão anonimamente?

Por isso, confundir os que alimentam o culto da personalidade de Pinto da Costa com a massa adepta do FCP é um erro. Como persistem noutro erro aqueles que quase pretendem classificar os amantes de futebol como cidadãos de segunda. No meio disto, já nem se estranha a posição de Rui Rio face ao FCP, uma instituição que prestigia a cidade como poucas. Ele percorre o caminho politicamente correcto, é elogiado pelos comentadores dos jornais de referência e tomado como um político exemplar no seu relacionamento com o mundo do futebol.

Para mim, o seu exemplo devia evidenciar-se pelo seu exemplo enquanto presidente da Câmara, não deixando contratar todos os "jotinhas" que pululam pelos gabinetes da autarquia, não promovendo uma aliança espúria com o PCP ou não querendo trazer o Corte Inglés para a baixa, depois de defender que o centro comercial das Antas prejudicava o comércio…na baixa. Voltarei a este tema.

3. Estarei sem computador até ao início de Janeiro, pelo que só poderei voltar a este convívio nessa altura. Até lá, desejo a todos Boas Festas e um Grande 2005, pleno de sucessos pessoais e profissionais.

jcp (petit nom de José Carlos Pereira)

Sem comentários: