27 fevereiro 2005

Faleceu Vítor Wengorovius

Vitor Wengorovius nasceu em 1937, em Setúbal. Foi dirigente da Juventude Universitária Católica e esteve, ao lado, entre outros, de Jorge Sampaio nas lutas académicas e na Comissão Democrática Eleitoral (CDE) de 1969.
Em 1974 fundou, com Ferro Rodrigues, Jorge Sampaio, Cravinho, Alberto Martins e muitos outros, o Movimento de Esquerda Socialista (MES) -- uma organização nascida sobretudo de pessoas que militavam em movimentos católicos progressistas, nomeadamente ligados a um boletim que chamava a atenção para a situação dos presos políticos durante o fascismo -- o “Direito à Informação”.
Perdemos um dos melhores da nossa geração. Não merecia ter sofrido tanto. Uma doença degenerativa imobilizou-o há anos numa cadeira de rodas, dificuldando-lhe o exercício da sua profissão de advogado.
Estive com ele em Coimbra, há dois anos, num congresso sobre “Cidadania” organizado por um amigo comum: o Zé Dias. Foi o meu último abraço.

1 comentário:

Primo de Amarante disse...

Não falei do António Melo - o grande amigo do Wengorovius. O Melo era (e penso ainda ser) o estilo de uma época: esquecia-se de um exame a falar noite dentro sobre os problemas dos bairros de lata, dos operários, dos agricultores alentejanos, do Vietnam, do Guevara, de tudo aquilo que era injustiçado e precisava de mudar.Frequentou matemática, mas acabou por se licenciar em sociologia.O António Melo perdi-o. Se o virem por aí, digam-lhe que o Compadre precisa de lhe dar um grande abraço, antes que seja tarde!