Revista do Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais - ISPJCC
Nota de abertura do nº1 da III Série
(...)"Na sequência do início de funções como Director do ISPJCC (*), entendi dever dar prioridade ao estudo da situação da Revista, realçando a necessidade de rigorosa observância da periodicidade estabelecida e do nível científico que a mesma não poderá deixar de atingir.
O levantamento efectuado permitiu concluir pela existência de condições para o relançamento a Revista, através da III Série que ora se inicia.
A par da rigorosa periodicidade e do nível científico, visa-se que a Revista passe a revestir a natureza de uma publicação de toda a Polícia Judiciária, ao serviço de todos os profissionais que servem neste corpo superior de polícia, bem como dos restantes operadores do sistema de justiça penal, dos meios académicos e das restantes instituições e entidades envolvidas na investigação científica, em especial no âmbito das ciências criminais.
Ao ISPJCC, enquanto organismo especializado na formação profissional, na investigação, promoção e divulgação de conhecimentos no domínio das ciências criminais e judiciárias incumbirá o papel de dinamizador da Revista, afirmando-se também por essa via como verdadeira casa de cultura.
O esforço feito na elevada preparação técnica, científica e humanística dos quadros da Polícia Judiciária, com envolvimento dos seus elementos mais qualificados, de magistrados judiciais e do Ministério Públicos, de docentes das Universidades e de outras individualidades nacionais e estrangeiras de mérito reconhecido poderá e deverá projectar-se na Revista. Divulgar-se-ão assim as actividades desenvolvidas, do mesmo que se contribuirá para um amplo debate das questões mais complexas e de candente actualidade, como se mostra essencial para o melhor funcionamento do sistema de justiça penal."
ÍNDICE do nº 4 da III série - Julho/Dezembro
Depoimento policial em audiência penal. Âmbito e limites (José António Barreiros)
Subsídios para uma compreensão da justiça penal na última década (Conceição Gomes e Paula Fernando)
Comunicação Social e Polícia (Francisco Teixeira da Mota)
As averiguações preliminares - CMVM - Conteúdo, função e limites (Pedro Miguel Fonseca)
Empresas offshore. Curiosidades, casos e tipologias (Egídio Cardoso)
Interesse da Entomologia Forense na prática médico-legal (Laura M. Cainé e M. Fátima Pinheiro)
A nova Carta de Condução Portuguesa - Um caso de sucesso na luta contra a contrafacção (Maria de Fátima Barbosa)
Notas sobre vestígios e marcas de ferramentas (Joaquim G. Rodrigues)
A relação entre personalidade, desempenho cognitivo e motor e o desempenho em situações de tiro em contexto policial (Cristina Soeiro e Ramiro Pauleta)
O mandado de detenção europeu. Emissão e execução segundo a lei nacional (Jorge Costa)
Tráfico de seres humanos. A lei portuguesa e a importância da cooperação judiciária internacional (Euclides Dâmaso Simões)
O Sistema Integrado de Apoio à Investigação Criminal (Maria Luísa Proença)
Contributo para a investigação dos acidentes mortais ocorridos nos incêndios florestais do verão de 2003 (Domingos Xavier Viegas)
(*) Procurador geral-adjunto Dr. Teodósio Jacinto
10 fevereiro 2005
POLÍCIA E JUSTIÇA
Marcadores: direito/justiça/judiciário, divulgação, kamikaze (L.P.)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Parabéns ao ISPJCC, em especial - naturalmente! - ao seu director, Dr. T. Jacinto. Especiais cumprimentos também à Dra. Cristina Soeiro e ao (diria saudoso, se não parecesse que já por lá não anda...)I. Ramiro Pauleta.
Enviar um comentário