13 abril 2005


Nº 101 da Revista do Ministério Público, o 1º sob a direcção do Dr. Rui do Carmo, Procurador da República


"Passo os dedos pelo único exemplar que me restou, na última prateleira da estante, onde arrumo as obras “históricas”. Afasto-lhe o pó, abro-o com cuidado para que mais cadernos se não soltem, como foi acontecendo, uma ou outra vez, ao longo dos anos – a rememória de uma intervenção, uma efeméride.
Não são os gestos da saudade (tento que o não sejam), antes os do respeito: pelo princípio de uma história, pelas vontades dos que, rejeitando a "aventura", não deixavam de se aventurar.
“revista do ministério público”, “ano 1”, “vol 1”, assim mesmo, em minúsculas vermelhas, para dar o sinal da modernidade (...) Sem prejuízo da sua abertura ao debate de novas soluções para a Justiça portuguesa e que, em particular, reforcem a legitimidade do Ministério Público, há-de a Revista continuar a defender, aqui sem transigências, o que de mais essencial caracteriza esta magistratura e a identifica numa sociedade democrática.
E é certamente por isto que tudo, na Revista, me parece próximo, 25 anos depois - o fio desta história, que agora passa pelo nº 100, está, afinal, ainda preso ao meu nº1...

Artur Maurício
Fundador da Revista do Ministério Público
Presidente do Tribunal Constitucional
"

Sem comentários: