23 agosto 2005

Postal de S. Pedro de Moel

Há terras pelas quais nos apaixonamos e que se “agarram” a nós como se das nossas próprias raízes se tratasse. É isso que eu sinto relativamente a S. Pedro de Moel, uma pequena localidade situada no litoral da Marinha Grande, a escassos quilómetros de Leiria. As suas gentes, o casario, a praia, o mar, o farol, o pinhal, tudo aquilo me é tão familiar como se sempre aí tivesse vivido.

Descobri S. Pedro de Moel, um pouco por acaso, no Verão de 1988 e desde então volto sempre com a mesma sensação de quem regressa a casa após uma longa viagem. Neste Verão, além da praia, do descanso e das investidas gastronómicas, pude visitar a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira.

O edifício, uma prenda de casamento de seu pai, foi a casa-nau do escritor e o local privilegiado de inspiração para a sua obra poética. Aí se reuniram personalidades ilustres do seu tempo, como Aquilino Ribeiro, Vitorino Nemésio e tantos outros que procuravam S. Pedro de Moel para as suas criações pessoais. O prédio foi acrescentado de uma capela, em Agosto de 1929, quando Afonso Lopes Vieira, ateu na juventude, reconheceu o milagre do sol, avistado da varanda da casa, e pretendeu afirmar publicamente a sua fé.

Após a sua morte, em 1946, a casa foi doada à Câmara Municipal da Marinha Grande com o objectivo de albergar uma colónia balnear para os filhos dos operários vidreiros, dos pescadores e dos trabalhadores florestais, o que evidencia bem as preocupações sociais do escritor. Com a abertura da Casa-Museu, a Câmara da Marinha Grande dá a conhecer a vida e a obra de Afonso Lopes Vieira, lado a lado com a agitação peculiar que as crianças da colónia balnear transmitem aos outros espaços da casa. Um bom exemplo de como fazer reviver um edifício secular.

2 comentários:

Primo de Amarante disse...

Lê-se, hoje, no Diário Digital, “O tribunal recusou na segunda-feira a candidatura como independente do actual presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Avelino Ferreira Torres, à Câmara de Amarante, noticia esta terça-feira o Público.

De acordo com o jornal, o processo foi entregue na passada sexta-feira, último dia do prazo, mas o juiz indeferiu-o por irregularidades detectadas. Contudo, o tribunal deu três dias a Ferreira Torres para regularizar a situação”.

Avelino vai falar no TV, 1º - Canal. Não perder as suas “cientificas justificações”

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Caro Anto, o "Bambi" estava renovado este ano e muito frequentado por pessoas de várias gerações. Era o sítio mais concorrido, tirando partido de um parque infantil que fazia as delícias dos mais novos.
O "Estrela do Mar" continua a um nível muito bom e as águas estiveram quase sempre límpidas, até aparecerem no último dia umas manchas vindas não se sabe de onde.