09 setembro 2005

O melhor dos blogs

"Os comentários são o melhor dos blogs!
(...)
Obrigada, a todos, por terem enriquecido esta salinha de conversa com as vossas palavras!"

In Chora-que Logo-Bebes.

2 comentários:

Amélia disse...

No que me respeita, estou de acordo com o que se ganha ao ler os comentários.Só que normalmente o que eu envio não os merece. Assim também não vale a pena continuar a enviar.
Lerei os posts alheios - é que, provavelmente, foi um equívoco a minha insvrição : -trata-se sobretudo de assuntos jurídicos -raramente de outros.E esses, embora me interessem, não me sinto capaz de comentar.
Não vejam isto como crítica, apenas
constatação do pouco interesse que vejo merecerem poemas e outro tipo de reflexões, a não ser, no início, a série do Notícias do Antigamente.
Estarei sempre por aqui,lendo-b
vos e no meu próprio blogue http://barcosflores.blogspot.com/
Um abraço amigo a todos.

Kamikaze (L.P.) disse...

Cara Amélia:

Compreendo o seu desalento - como terá entendido, o meu postalito, que comentou, continha em si todo o meu próprio e pretendia ser uma "provocação positiva" aos colaboradores, mas não resultou. Na verdade, é fácil constatar que a generalidade dos postais não têm tido comentários.

Dizem-me que o Incursões reanimará, a partir de 15 de Setembro, reinício da actividade "normal" dos tribunais, pois boa parte dos seus leitores serão magistrados e, com a agitação que marcará o início deste ano judicial, as questões da justiça - ou, digo eu, as relativas aos "operadores judiciários" - estarão na ordem do dia. Claro que isso, à Amélia, não serve de estímulo. Também compreendo...
Aliás, parece-me que a generalidade dos colaboradores estará um tanto desmotivada, pois são cada vez menos os postais com valor acrescentado relativamente àquilo que se vai sabendo pela comunicação social ou noutros blogs. E esta que lhe escreve é disso um exemplo óbvio! Outros casos evidentes são, desde logo, o LC e o compadre Esteves,"por acaso" dois criadores do Incursões... E do co-administrador Rui Cardoso há muito que não se tem um vislumbre.

As razões da desmotivação de cada um serão, provavelmente, diversas.
No que a mim me toca, vicissitudes para que não contribuí e o mais que acima referi levaram a que, na prática, seja neste momento a única administradora "em exercício" do blog, que considero, apesar de tudo, manter interesse como veículo de informação e opinião - sobretudo, é certo, na área da justiça e do judiciário.
Por isso e pese embora a minha actual desmotivação para a escrita de posts essencialmente opinativos, tenho tentado manter o Incursões actualizado (e não só naqueles temas, há-de reconhecer, pois um blog assim não me interessaria de todo).
Faço-o por respeito para com os demais colaboradores mais ou menos activos e porque creio que ainda se justifica a manutenção desta "janela aberta" (como já chamaram ao Incursões) até ao desabafo de quem não tem outra forma de fazer ouvir a sua voz no mundo fechado da administração da justiça.

Claro que a Amélia não se revê nestas minhas motivações. Curiosamente, na sequência do seu email, fui rever os postais de Setembro no Incursões e só então constatei que um meu postal de 8/9, sobre iniciativas da Faro Capital Nacional da Cultura, tinha merecido, em comentário do dia 11, nada mais que a transcrição de 3 belíssimos poemas a propósito. E quem fez o comentário foi um magistrado!
Como vê, os seus temas de eleição não lhes (nos) são indiferentes, mesmo quando os comentários não abundam. Só assim se compreende, de resto, que mesmo em época de férias as visitas ao Incursões não tenham diminuído significativamente ...

Respeitando a sua vontade, mas não me parecendo bem eliminar, sem mais, o seu nome da lista de colaboradores - desde logo pelo valioso contributo que deu ao Incursões e pelaconsideração que todos lhe terão - peço-lhe sugestões sobre a forma de dar aos demais colaboradores notícia da sua saída do elenco. De facto, o postal que comentou já é antigo e poucos serão os que, agora, repararão no seu (nossos) comentários.

(nota - as minhas próprias sugestões seguiram por email)