24 novembro 2005


Paris, Centro Georges Pompidou
(19 Nov. 2005)

foto da minha boa amiga Gigi Mizrhai

6 comentários:

M.C.R. disse...

Isto dava pano para mangas. Não a foto que é boa mas que vive de ser vista. Mas esta estrutura, esta "fábrica" plantada no plateau de Beaubourg. Que dicussões...que abaixo-assinados!!! Porque sim, porque não, porque torna e porque deixa. O centro é mais ou menos contemporâneo do desmantelamento das Halles, da construcção da torre de Montparnasse e já não sei do que mais. Eu abaixo assinei uma montanha de papeis,claro. Eram os idos do Maio francês mais coisa menos coisa, e a berrata atingia decibeis impressionantes. E depois era também a nomeação de um novo director para a cinemateca, o Truffaut a fazer o "farenheit", as primeiras leituras de Marcuse e de um tipo estranho argentino chamado Cortazar. E em Portugal, fora a Africa aparecia um senhor chamado Nuno Bragança. E alguns de nós lá iam para a cadeia, porque alguém os denunciara, porque tinham sido apanhados com a mão na massa (normalmente uns "roneo" velhísimos onde se imprimiam com péssima tinta uns comunicados... )ou porque sim (era esse o meu caso...).
Ai Kami, essa sua amiga Gigi prega-me uma valente partida. A memória é um veneno doce e por isso mesmo bem perigoso.
Olhe, agora mesmo, isso de Gigi recordou-me o filme de Vincent Minelli com a Leslie Caron e o Maurice Chevalier: outro Paris, retro q.b. umas músicas e e eu a entrar para a faculdade...
E "l'esprit parisien", toujours l'esprit parisien, doença infantil do cosmopolitismo de que sofro (pelo que já a podemos considerar senil) irremediavelmente.

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Esta é, de facto, uma obra magnífica, que nos interpela quando estamos no seu interior tanto como quando estamos diante dela,naquela praça onde acontece um pouco de tudo.
A sua construção, como recorda MCR, foi muito polémica, mas hoje é um "monumento" de Paris e da França. As cidades precisam de projectos assim, que agitem consciências e sejam a marca de um tempo.

Kamikaze (L.P.) disse...

Pergunto-me muitas vezes se o projecto tao polemico de Joao Soares, o do do elevador da Pç.da Figueira, nao tera sido objecto dos mesmos preconceitos que anatemizaram, avant la lettre, o C. Pompidou (ja nao da para imaginar Paris sem ele, pois nao???)... je me demande, c'est tout!

M.C.R. disse...

Et ben...vous návez pas tort.

M.C.R. disse...

Eu de novo para corrigir "n'avez" e não návez.
E já agora: a torre Eiffel foi alvo de proterstos terríveis. Julgo mesmo, haja quem me corrija, que até Apollinaire fez coro com os protestantes...
em portugal, em toada diferente, vale a pena ler os jornais dos finais do sec. XIX para ver o que se dizia das casas brasileiras...que eram as casas "estilo maison" dos nossos dias.

Silvia Chueire disse...

Gosto da fotografia, Kamikaze, da geometria e os pombos.

Abraços,
Silvia