21 fevereiro 2006

A Vida Dupla de Maria João


Não, não é a Dupla Vida de Veronique (La Double Vie De Véronique) de Krzysztof Kieslowski, mas sim o anunciado lançamento de “A Vida Dupla de Maria João”, de Maria Manuel Viana, aqui em primeira mão referido pelo “nosso” MCR, no seu último “Au bonheur des Dames”.

Hoje, a cambalear em virtude de um pensamento angustiante que me invadiu, qual seja, o de afinal não viver num País como a Dinamarca, onde a liberdade de expressão é rainha, apesar dos arautos da liberdade que vivem nesta terra (de Santa Maria), desloquei-me à Bertrand das Picoas, a fim de ali indagar de alguns livros e, eis senão quando, deparo com o anúncio do lançamento de “A Vida Dupla de Maria João”, de Maria Manuel Viana.

Amanhã, dia 22 de Fevereiro, quarta-feira, “decorrerá na Livraria Bertrand Picoas-Plaza, em Lisboa, o lançamento da obra A Vida Dupla de Maria João, de autoria de Maria Manuel Viana. Com a apresentação de Inês Pedrosa, e a presença da autora, a apresentação desta edição da Editorial Teorema terá inicio às 18:30 h.”

Assim reza o “placard” ali posto na Bertrand, a qual efectivamente costuma ter destas iniciativas.

Situada a referida livraria num centro comercial lindíssimo, pequeno, repousante, oferece a mesma um simpático espaço de convívio, possuindo um café que, naturalmente, propicia uma conversa intimista…

Apesar da febre que me assola, pois acho que apanhei uma séria constipação com este frio que fez hoje em Lisboa (espero que os meus inimigos não desejem a minha morte…é que eu ainda tenho muito caminho a percorrer nesta terra, a fim de me aperfeiçoar antes de ver a Deus…ai o que eu fui dizer! Vão-me cair em cima outra vez!...) irei à dita apresentação (já tenho o livro! – vou agora lê-lo na cama, pois a insónia ataca…) e apresentar-me como um amigo do MCR! Ou será que ele vem a Lisboa?

Dava azo a umas conversas "incursionistas", sem censura claro!

dlmendes

4 comentários:

M.C.R. disse...

Só V., meu Caro Amigo, só V. me surpreeenderia desse modo. A Mª Manuel é boa miúda, agora escreve desatinadamente, gostaria de dizer que isto é de família mas não. Ela escreve como já disse sem parar. começou tarde e está a tentar recuperar o tempo perdido. Eu sou demasiado preguiçoso e tenho muito claras as minhas limitações para me dar a esse luxo da escrita. Ainda por cima sou um leitor compulsivo (e diletante como diria o nosso excelente José) pelo que só de pensar em duzentas ou trezentas páginas fico logo transido de cansaço e cagaço. Diga-lhe quem é Homem de Deus (no duplo sentido...) diga-lhe quem é e ferre-lhe uma beijoca cá do primo; que primo mais direito que eu, ela não tem. As nossas respectivas mães são irmãs e confidentes vai para mais de setenta e cinco anos...
deve lá estar também o filho Manuel abrunhosa caloiro de direito. O miúdo tem boa pinta e gosta daquilo (taambem não se podem ter só virtudes...) Olhe aí está, se calhar um tipo a quem convirá ensinar um pouco desse muito que V. sabe de administrativo.
divirta-se e receba um abraço fraterno deste "inimigo da censura"

C.M. disse...

Que pena que eu tenho de V. não vir cá a Lisboa! Ìamos à apresentação, jantávamos por aí...falávamos livremente...

Seria um belo serão!

Ai que isto está tão difícil!

M.C.R. disse...

não perde pela demora. da próxima vez que aí vá telefono-lhe e se conseguirmos apanhar a Kami , melhor ainda. Jantarinho e boa conversa... haverá melhor?

C.M. disse...

Fica combinado!