Hoje, num seminário sobre Comunicação Institucional, um dos oradores contou as seguintes histórias para ilustrar as teses que defendia.
A primeira é uma anedota. Alguns colegas de escola de Joãozinho, para provar a sua burrice, deram-lhe a escolher uma moeda de 5 cêntimos e uma de 10. O Joãozinho escolheu a que eles previram: a maior, de 5 cêntimos. Fartaram-se de rir da situação, contaram aos outros colegas e estes, por várias vezes, testaram-no. A opção de Joãozinho foi sempre a mesma, a escolha da moeda mais pequena. A professora quando soube destes episódios teve pena do rapaz, chamou-o à parte e explicou-lhe que pelo facto da moeda de 5 cêntimos ser maior não significava que valesse mais, já que a mais pequena valia 10 cêntimos. O Joãozinho respondeu-lhe: eu sei, mas se tivesse escolhido a mais pequena, só ganhava dez cêntimos, assim já ganhei 30.
Chama-se a isto visão de longo prazo!
Segunda história. Picasso pintou um quadro de uma sua amiga, escritora. Depois de concluído, esta não teve coragem de lhe dizer que achava que a imagem do quadro não estava nada parecida com ela. Todavia, desabafou com vários amigos e um destes foi contar a Picasso. Este comentou: não está parecida, mas vai acabar por estar.
Chama-se a isto visão criativa!
Por último, uns alpinistas ficaram perdidos nos Alpes devido a uma derrocada de neve. Andaram perdidos vários dias sem encontrar qualquer pista que os orientasse. De repente, um deles viu no chão um mapa velho, pouco nítido. Analisaram-no com atenção, buscaram pontos de referência e depois de muito andar chegaram a uma povoação. Estavam a salvo! Ficaram então a saber que aquele mapa afinal não era dos Alpes mas sim dos Pirinéus.
Moral da história: mais vale ter um mau mapa que não ter nenhum!
A primeira é uma anedota. Alguns colegas de escola de Joãozinho, para provar a sua burrice, deram-lhe a escolher uma moeda de 5 cêntimos e uma de 10. O Joãozinho escolheu a que eles previram: a maior, de 5 cêntimos. Fartaram-se de rir da situação, contaram aos outros colegas e estes, por várias vezes, testaram-no. A opção de Joãozinho foi sempre a mesma, a escolha da moeda mais pequena. A professora quando soube destes episódios teve pena do rapaz, chamou-o à parte e explicou-lhe que pelo facto da moeda de 5 cêntimos ser maior não significava que valesse mais, já que a mais pequena valia 10 cêntimos. O Joãozinho respondeu-lhe: eu sei, mas se tivesse escolhido a mais pequena, só ganhava dez cêntimos, assim já ganhei 30.
Chama-se a isto visão de longo prazo!
Segunda história. Picasso pintou um quadro de uma sua amiga, escritora. Depois de concluído, esta não teve coragem de lhe dizer que achava que a imagem do quadro não estava nada parecida com ela. Todavia, desabafou com vários amigos e um destes foi contar a Picasso. Este comentou: não está parecida, mas vai acabar por estar.
Chama-se a isto visão criativa!
Por último, uns alpinistas ficaram perdidos nos Alpes devido a uma derrocada de neve. Andaram perdidos vários dias sem encontrar qualquer pista que os orientasse. De repente, um deles viu no chão um mapa velho, pouco nítido. Analisaram-no com atenção, buscaram pontos de referência e depois de muito andar chegaram a uma povoação. Estavam a salvo! Ficaram então a saber que aquele mapa afinal não era dos Alpes mas sim dos Pirinéus.
Moral da história: mais vale ter um mau mapa que não ter nenhum!
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