06 março 2006

Porto Canal


Um canal televisivo para o Porto e as regiões vizinhas, sem excluir o resto do País. Esta é a proposta do Porto Canal, a nova televisão que deve surgir, em sinal aberto, no serviço TV Cabo a partir do dia 23 de Junho (...).
O novo canal assume que pretende recuperar o espírito da extinta NTV (...)
O Porto Canal assume uma matriz temática, vocacionada para o Grande Porto (...). "O objectivo é que as pessoas que liguem o canal vejam o ambiente do Grande Porto (...)"
O projecto empresarial será ancorado na sociedade Avenida dos Aliados, cujos investidores se repartem por empresas e autarquias (...)"
(notícia DN)

Confesso: estou apreensivo com esta ideia. Não que ache que o projecto não tem espaço. O que me preocupa é saber que, para além de empresários, há autarquias metidas ao barulho. E, depois, como é? O Sr. presidente da Câmara chama e a reportagem vai? E quando não for ou for desagradável? E quando for a oposição dessas mesmas autarquias a chamar? Vai? E assume ónus de ser desagradável para o poder? Ou não vai, e deixa a notícia a meio?

O Porto e o Norte, sempre tão reivindicativos e tão poucas vezes beneficiados, costumam ter ocondão de deperdiçar oportunidades. Só espero que esta não seja mais um tiro ao lado. Porque, na verdade, o Porto e o Norte precisam de ter mais voz. Boa sorte para o projecto.

8 comentários:

C.M. disse...

Costumo ver os noticiários da “RTP Norte”, à semelhança dos outros. Mas as reportagens de “rua” são bastante pobres...talvez que, com o novo canal, possamos assistir a algo de interessante da zona: A cidade do Porto, os locais a visitar, os arredores...um pouco da história local...

Amigo carteiro, não me diga que é V. aí nas suas “instalações”...

Um abraço,

C-M

C.M. disse...

Peço desculpa: a foto do postal é de Bruno Carvalho, o futuro director-geral do novo canal regional do Porto...as minhas desculpas, caro carteiro!

M.C.R. disse...

Partilho dúvidas e inquietações. Sobradamente. O provincianismo e o bairrismo costumam andar de mãos dadas neste género de manifestações.

jcp (José Carlos Pereira) disse...

De facto, não começam bem. Já sabia que os promotores do canal andavam a mendigar apoios financeiros (inserção de publicidade com as respectivas contrapartidas), que depois podem comprometer a independência do órgão. E essa independência não se coloca apenas em relação aos políticos.
Mas, e o que se passa nos outros órgãos? Por acaso, já alguém reparou na lavagem que anda a ser feita há uns tempos ao grupo Espírito Santo, na sequência do "mensalão" brasileiro?

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Caro cabral-mendes, a RTPN não é "RTP Norte". O N quererá dizer tudo menos Norte. Esse espírito morreu com a NTV, que também esteve longe de corresponder às expectativas

o sibilo da serpente disse...

Pois. A NTV também nasceu mal. Liderada pelo Carlos Magno. Alguém poderia acreditar que o Magno queria fazer um canal marcadamente regional? O Magno gosta é de falara para Lisboa...

o sibilo da serpente disse...

Tens razão, JCP. Mesmo o Expresso parece ter já esquecido a guerra com o BES.
Mas o que está em causa não é o mesmo. O que está em causa é um projecto de TV no Norte patrocinado por autarquias. E tu sabes tão bem quanto eu sei - isso sei, caro Nicodemos - o que é um OCS onde as Câmaras têm o pé (e a mão e o corpo todo). O Porto não pode continuar a desperdiçar oportunidades. E eu temo que neste projecto a história se repita, por muito que goste do Daniel Deusdado, que vai dirigir a informação do novo canal.
(PS: Caro Cabral-Mendes: eu ia lá colocar aqui a minha fotografia! Eu sou carteiro, nada mais... :-)

C.M. disse...

Até que nem ficaria mal de todo...

JCP, aqui julgamos que o N seria mesmo "Norte".. enfim...