21 março 2006

Sermão com humor

O “Expresso” desta semana publica uma curiosa reportagem, intitulada “Sermão com humor”, que relata a maneira como o Conselho Executivo da Escola Secundária de Marco de Canaveses procura comunicar com os alunos nas matérias mais sensíveis e delicadas. Retira-se dali que os seus responsáveis tentam humanizar a escola e a relação com os alunos, procurando quebrar barreiras e envolver toda a comunidade escolar numa partilha de valores comuns.
Não sei se o tom é o mais eficaz e não sei se, naquela situação, o faria da mesma forma. Mas gostei de confirmar as notícias que me tinham chegado anteriormente, referindo que a Escola Secundária de Marco de Canaveses caminha no bom sentido, com uma taxa de aproveitamento muito positiva no terceiro ciclo e no secundário.
A Escola Secundária de Marco de Canaveses foi a minha segunda casa entre os 12 e os 18 anos. Aí me formei, aí reforcei o gosto pela leitura e pela escrita, chegando mesmo a dirigir o jornal da escola, aí me iniciei nas lides políticas e associativas, integrando o Conselho Pedagógico e presidindo à Associação de Estudantes. Aí me lancei nos amores furtivos da adolescência e consolidei as bases daquilo que sou hoje.
No ano em que terminei o secundário, há mais de vinte anos, só dois alunos foram directamente dali para a universidade. Hoje, a realidade é bem diferente e fico feliz ao ver que a “minha” escola vai bem e parece estar entregue em boas mãos.

2 comentários:

o sibilo da serpente disse...

JCP: eu não conheço o Dr. José Teixeira. Mas não vejo mal nenhum no seu comunicado. Isto é uma "cruzada" (uma "cruzada", percebes?). Para mais desenvolvimentos da matéria, cfr. www.marcohoje.blogspot.com

C.M. disse...

Li o texto, em jeito de comunicado aos alunos, e achei-o muito interessante: cativante na forma como expõe a ideia-pedido, inovador e pretendendo passar uma mensagem de forma simpática.