29 março 2007

missanga a pataco 8



As coincidências...(42 anos depois!)

O Público dava a conhecer há dias a miserável espionagem de que Torga foi alvo. Alguma vez contarei outras mas para já vai esta que é fresquíssima.
Manda-me o António Horta Pinto, advogado em Coimbra e velho, velhíssimo amigo e companheiro, a fotocópia de um documento constante no seu processo político que retrata bem como uma alegre brincadeira de um grupo de estudantes não escapou aos olhos vigilantes dos amigalhaços do "maior português de sempre". E de como o discurso sério de um deputado da União Nacional não mereceu honras de publicação na "Seara Nova".Ei-lo:

-6 Ind.
Coimbra, 27/3/965
Exmos Senhores
Vimos, cordialmente, chamar a v/ atenção , tendente à publicação na secção “Factos e documentos” deste saboroso e carnudo naco de prosa parlamentar, constante do Jornal de Notícias de 26/3/965, que junto enviamos.
Agradecendo a publicação (para gáudio dos leitores) no próximo número, somos, respeitosamente, grupo de estudantes universitários, e assinantes
José de Sousa Quitério
José Mendes Gomes
António Horta Pinto
José Guilherme Stuart d’Almeida Coutinho
Marcelo Correia Ribeiro
À redacção da revista Seara Nova
.................
De
Café Mandarim
Praça da República
Coimbra

Trata-se do texto do discurso proferido na assembleia Nacional pelo Deputado Dr António Marques Fernandes, em Março de 1965, através do qual enaltece as qualidades dos comunistas.

No verso
PIDE/DGS
Proc CLI (2) 18565
NT 7818

Notas: dois dos subscritores já cá não andam. José Gomes foi um talentoso actor de teatro e de televisão. José Coutinho (monárquico e democrata) morreu faz muitos anos mas deixou nos amigos uma recordação terna de um homem angustiado, bom leitor, bon vivant e bom bebedor. Ao Zé Quitério e ao Horta dois abraços do tamanho do mundo.


A negrito:os comentários da pide e os números de ordem do processo.

1 comentário:

ahp disse...

Caro Marcelo
Também para ti um grande abraço e parabéns pelo blog que não conhecia e pela 1ª vez visito. Mas prometo ser um frequentador assíduo!
A. Horta Pinto