31 março 2007

Notas soltas

1. Num dos últimos dias de exibição, fui a Serralves visitar a exposição “Anos 80: uma topologia”. Confesso alguma desilusão com a mostra, sobretudo por acreditar que os anos 80, afinal os anos da minha maioridade, deram ao mundo e à arte muito mais do que aquilo que a exposição de Serralves nos mostrava.

2. Comemorámos os 50 anos do Tratado de Roma, génese da União Europeia que hoje temos e a que já não podemos, nós portugueses, nós europeus, renunciar. Homenageando o passado, há que olhar para esta Europa com uma visão de futuro, integradora de todas as suas realidades e valências. É essa Europa multicultural que vale a pena construir, sobretudo se pensarmos a uma escala global.

3. Nas comemorações dos 50 anos, o “Expresso” publicou duas entrevistas com Durão Barroso e Jacques Delors, personalidades de dimensão desigual. Na sua entrevista, Durão Barroso resguarda-se nas citações de Umberto Eco, Averróis, Maimónides, Sloterdijk, Denis de Rougemont, Nilkas Luhmann, Ortega y Gasset e Paul-Henri Spaak. Ufa! Tanto conhecimento esmaga o comum dos europeus…

4. Parece que terminou um concurso na RTP e que vai por aí grande alarido sobre o desfecho final. Acho que vou ali ao quiosque comprar uma dessas inúmeras revistas da TV ou do social para saber mais sobre o vencedor. Será que foi outro Zé Maria?

1 comentário:

Mónica disse...

ó céus!