17 abril 2007

voltando

Acabei de ver uma boa parte de um programa sobre o valor das universidades privadas. Afinal são todas boas, excelentes, óptimas... O Estado é que não dá aos alunos delas o que dá aos das públicas... Logo vi que a culpa era do Estado.
O camera-man da sessão merece porém um aplauso: é que, de vez em quando, filmava os senhores reitores & assimilados de algumas universidades privadas. E apanhou-os bem.
Quem tenha visto o famoso "Ivan o Terrível" de Eisenstein recordará que logo no início durante os preparativos para a coroação o jovem Ivan está rodeado de boiardos que não querem um czar forte mas um mero joguete nas suas (deles) mãos. Há um longo travelling sobre esses boiardos que revela exorbitantemente o que eles no íntimo querem.
Foi isso o que vi quando a camara apanhou alguns desses "magnificos reitores". Não tão majestosos quanto os boiardos mas o mesmo olhar, a mesma cara fechada.
O segundo ponto (isto vai telegráfico porque é tarde) foi a espantosa actuação do ex-ministro Durão agora reitor de uma privada. Com defensores daqueles a causa das privadas não precisa de inimigos.
Terceiro ponto: não sou um fã do ex-reitor da universidade do Porto, Alberto Amaral. Tenho porém que reconhecer que ele conseguiu desfazer o que parecia ser um acordo total: somos todos bons, todos bonitos, todos pelo bem comum. A.A. disse alto e bom som que não poria um filho numa universidade privada. Jesus, Maria, José, o que ele foi dizer...
O quarto ponto é o seguinte: alguns dos senhores dirigentes das universidades privadas tiveram o desplante de chamar à colação as grandes universidades americanas (MIT, Harvard, Yale etc...) Parece que ninguém lhes disse que a tradição anglo-saxónica foi sempre a de criar universidades desse tipo. E que essas universidades gastam em laboratórios somas que nem mesmo o maior ganancioso português é capaz de imaginar.
Finalmente, já que falaram em universidades privadas versus públicas seria bom que soubessem que na lista das 500 melhores universidades do mundo Portugal tem três: Coimbra, Nova de Lisboa e Católica. Nesta exacta ordem. E já agora: Coimbra está no lugar duzentos e cinquenta ou algo semelhante, a Nova vai atrás cerca de 30 pontos e a Católica está bem no meio da terceira centena.
A listagem é obviamente feita por um instituto americano e apresenta nos primeiros lugares Harvard, Yale, Cambridge, Oxford como seria previsível.

3 comentários:

o sibilo da serpente disse...

Eu vi intermitentemente. Mas, pelo que vi, vou esforçar-me para que os meus filhos consigam entrar na universidade pública.

Kamikaze (L.P.) disse...

Brilhante associação aos oiardos no filme Ivan o terrível!
Como ainda não consefgui encontrar fotografia, vai o link para o filme (o écran do pc é inadequado para o rever, claro, mas é o que se arranja).

http://video.google.com/videoplay?docid=3061268185454718323&q=Ivan+the+Terrible

Kamikaze (L.P.) disse...

e

http://video.google.com/videoplay?docid=-2198173841995344893&q=Ivan+the+Terrible