02 setembro 2008

A febre de segurança ou a impossibilidade educativa

Assistimos na sociedade contemporânea a fenómenos reveladores da total esquizofrenia social que vamos vivendo.

Num momento em que ninguém sabe como educar os filhos, uns dizem-nos que as crianças e jovens precisam de regras e valores; outros vão gritando que cada um cresce sozinho.

Quanto se pretende que cada criança e jovem vá adquirindo autonomia e participação na medida do seu próprio desenvolvimento; outros vão gritando democracia para todos.

Enfim, neste nosso tempo a sociedade deixou de partilhar, vivendo em função dó último título dos tabloides e da +ultima ideia de "iluminados oficiais".

Neste Verão, a autoridade de saúde proibiu que, num acampamento , os jovens pudessem cozinhar as proprias refeições. Estava em risco a segurança alimentar.

Não me vou admirar que, qualquer dia, seja proibido cozinhar a própria comida, mesmo que seja em nossa casa. Vai ser obrigatório tirar sandes no Multibanco alimentar. Tudo a bem da segurança, da ignorância, da dependência, da incapacidade de assumir as obrigações, da impossibilidade de ser adulto!

1 comentário:

O meu olhar disse...

Caro Mocho, conte lá melhor, por favor, essa história de não ser permitido cozinhar no acampamento dos jovens. É que estão-se a passar coisas neste país que quase não dá para acreditar!