29 junho 2004

"As misérias actuais"

Ainda do direitos (com presumida autorização):

Segundo o DN, 14 mil inquéritos estão pendentes na Polícia Judiciária por falta de inspectores. Trata-se de um número significativo tendo em consideração que o número de inquéritos registados, em 2002, foi de 23479, e, em 2003, ainda que não conhecendo os dados, teria sido menor face à evolução dos últimos anos. Seria importante uma avaliação externa ao que se passa na PJ do Dr. Adelino. Menos empenhamento da corporação?

P.S. Pede-se encarecidamente ao misterioso direitos que entre em contacto com Incursões com vista a possível colaboração.

3 comentários:

Manuel disse...

A Loja tem prioridade, pedimos primeiro... :-)

Carlos disse...

Qualquer contacto para a aquisição do passe do «Direitos» deverá, obviamente, passar por mim. Sou o empresário do autor e neste momento tenho em cima da mesa uma proposta do Chelsea.

Anónimo disse...

O problema da eficácia da investigação tantas vezes tratado por magistrados, até, miolados do nosso país, é, também, uma questão que importa à justiça americana.
A eficácia do plea bargaigning explica, em parte muitas coisas da América, como diria Leone, o Cesare.Segundo AS ÚLTIMAS ESTATISTICAS CONHECIDAS, DE 2001, 95% dos casos penais começam e acabam por uma das partes, o arguido, declarando-se culpado seguido por uma aplicação de uma pena.
Citando, agora, Scott e Schuntz,"....il est plus juste de voir davantage ´d'innocents purger des peines plus douces suite à une plea bargaining que moins d'innocents condamnés à des peines plus sévères au terme d'un procés, car il est toujours de diffuser le plus largément possiblr les préjudices, notament lorsqu'ils sontt injustes.".(vd. Juger en Amérique et en France", Odile Jacob, Nov. 2003-pgs. 85 e 86.
Embora não tenha nada a ver com a questão da PJ tratada no post. é uma questão que se tem tratado sobre a questão da eficácia investigatória do MP. Antes de enverardarmos por reformas é bom conhecer as soluções alternativas,