20 junho 2004

Share your Profile

Ontem deu-me para accionar a opção do blogger “share your profile” - mas só um bocadinho, que não por acaso uso pseudónimo, ao qual gostaria fosse mantido o género indefinido por mim desde o início adoptado.
Bem sei que, “no meio”, para mais com a proximidade do Venerável Big Brother, os pseudónimos são verbo de encher. Mas “o meio” é pequenino e agrada-me pensar que poderá haver quem venha espreitar “esta janela” e o que aqui vão escrevendo os seus “contributors” e comentadores, sem outro interesse que o de partilhar experiências, conhecimento e reflexões, umas vezes expressos em singela forma de link, outras com maior contributo opinativo personalizado, umas vezes em estilo mais “sério”, outras com mais ironia, umas vezes em estilo intimista, outras por apelo à sensibilidade estética…

Dizia eu, então, que resolvi partilhar o meu “profile”. Daí que fiquei a saber que, sendo de Abril o meu registo, contribuí até agora, para o Incursões, com uma média semanal de 4 posts, num total de 32, nos quais fiz 56 links e escrevi 7,966 palavras.
Não, não me interessam os números(aliás, muitos posts não passam de “copy paste”, comentários fiz bem mais opinativos e não vejo qual o interesse em saber qual o nº de links efectuado). Mas interessa-me, sim, repensar porque ando aqui a escrever.

Não fora andar eu já a remoer nisto, o ter verificado, em comentários a alguns posts, que há por aí mais quem se preocupe com o rumo do próprio Incursões (feito apenas do somatório dos vários contributos e da interacção entre os seus “contributors” e comentadores) e, finalmente, ter deparado com um convite de L.C. para representar o Incursões na festa de aniversário do Causa Nossa e nada disto estaria agora a ocupar–me neste Domingo ensolarado.

Foi este blog criado, assumidamente, como Instância de Retemperação, na sequência do desaparecimento de «Os Cordoeiros».
Neste, tinha sido expressamente assumido o propósito de contribuir para a reflexão sobre temas de cidadania, em especial na área judiciária. O que se compreende, estando boa parte dos seus colaboradores ligados a esta actividade.
Mas o mentor de «Os Cordoeiros» e, agora, do Incursões, teve desde sempre a preocupação de estimular a participação de colaboradores fora da área do direito, para que o blog não viesse a ser um exercício meramente umbiguista, ainda que com marcada e saudável preocupação de crítica construtiva.
Destes, vários e muito interessantes têm sido os contributos, quer em posts, quer em comentários. É certo que os posts mais ou menos relacionados com a área judiciária são, em regra (com excepções, para a confirmar) os mais comentados. O que será compreensível, se atendermos ao presumível universo de leitores, mas nem por isso os demais serão menos importantes no afirmar de uma linha de rumo que se busca para o Incursões.

Do que se trata, a meu ver, é saber qual o objectivo de cada blog.
A maioria dos blogs ditos “de referência” - veja-se, p. ex., a lista de premiáveis na Festa do Causa Nossa - não admitem comentários dos leitores. Penso não estar muito longe da verdade ao afirmar que, em geral, nesses casos estamos perante bloggers que ou são já conhecidos como políticos, ou como jornalistas, ou como opinion makers, ou que têm aspirações a lá chegar. Daí que a maioria neles se identifique e seja fácil catalogar tais blogs como de “esquerda” ou de “direita”…

Como é evidente, o Incursões nada tem a ver com este filme. Nem pretende, creio, firmar correntes de opinião, sejam elas políticas, jurídicas ou judiciárias. Pretende sim – e não é pouco - contribuir para a partilha de reflexões sobre temas de cidadania (em especial na área judiciária ? ) - pelo que desde o seu início me manifestei a favor da possibilidade de serem inseridos comentários.
E parece-me estar a ter um resultado positivo a adoptada modalidade de necessário registo prévio, temperado com a possibilidade de comentar anonimamente.

É que, a meu ver – pelo menos no que ao Incursões respeita e tendo em conta os seus objectivos - não é pelo número de comentários que se afere do interesse de um post… nem é pelo maior número de posts diariamente publicados que se consolida o seu caminhar.
Com o pouco tempo disponível que as actividades profissionais deixam a cada um dos colaboradores que, para mais, são – felizmente! – pessoas que não vivem a vida através do computador, muitas vezes não é possível estar “em cima” de todos os acontecimentos presumivelmente de interesse no seu nicho do espaço blogoesférico e, muito menos, opinar sobre os mesmos. Para mais quanto alguns dos “contributors” não deram, ou quase não deram, ainda, um ar da sua graça.

O excesso de informação não contribui, estou cada vez mais convencida disso, para uma maior capacidade de reflexão!
Daí que lamente o ter já contribuído, por excesso de zelo na colaboração, para afastar para o fim da página temas de bem maior interesse que, por não se apresentarem já no seu início, correm o risco de cair rapidamente no olvido.

Neste sentido parece-me que se os colaboradores do Incursões (e aqui me incluo, naturalmente) fizerem umas quantas das ditas, sempre que o acharem justificado no contexto dos objectivos do blog, sem preocupação de competir com outros mais ágeis ou com objectivos diversos e, simultaneamente, diversificar os seus temas, a actual Instância poderá lograr a Retemperação.


A L.C., um post scriptum:
- primeiro um bem haja, por - para além do mais, que é quase tudo - nos permitir partilhar a sua notável sensibilidade estética.
- depois, uma pergunta: como sugere que me apresente na Festa do Solstício em representação (?) do Incursões? Com fantasia de aviador japonês?

2 comentários:

Kamikaze (L.P.) disse...

Caro L.C.
A ideia do Post Scriptim era dizer-lhe que me parece mais adequado declinar o convite. Não é que tenha receio de ficar com os olhos ainda mais em bico, de olhar para tanto solstício, acho é que não tenho nada a ver com esse mundo de candidatos a sóis.

Kamikaze (L.P.) disse...

...com um mundo de lobbys político-partidários, pese embora o respeito intelectual que possa ter por este ou por aquele blogger em particular.
Ou será que estou a "ver mal o filme"?

E agora ao futebol!