29 setembro 2004

Palavras sábias

O jantar de aniversário da instituição de solidariedade social a que fui obrigado a participar alargou-se pela noite dentro. E ainda com o ruído de fundo dos discursos “chapa-batida” que provocam bocejos persistentes que, desconfortavelmente, teimam em não nos abandonar, dei por mim, ontem, já tarde da noite, sozinho numa velha praça da cidade do Porto. Entre esperar indefinidamente por transportes ou arriscar os imprevistos duma caminhada solitária até casa, optei pela segunda hipótese. Ao subir 31 de Janeiro (a história dá-nos sempre lições!) reparei, de repente, que ao meu lado, num passo arrastado, mas seguro, caminhava um mendigo. Era um homem pouco mais velho do que eu, com cerca de dois metros de altura. Os seus passos alinhavam por um olhar que descia das suas barbas brancas até ao chão. Olhei-o de baixo até cima e o seu ar elegante deu-me uma segurança tranquilizadora.Lado a lado, caminhamos praticamente sozinhos e recolhidos num silêncio solidário. Ao cimo da rua, o homem olhou para a soleira da entrada de uma casa comercial, pousou o saco (com ar de que era ali que ia dormir), virou-se para mim (que, entretanto, mecanicamente, havia também parado) e, numa voz demorada e de forte convicção, exclamou: “não nos ensinaram a roubar, estamos fodidos!!!”
Sucedeu-se um silêncio e pensei que, desamparados numa cansada noite, onde nem as luzes parecem fiéis, não pode existir uma máxima com palavras mais sábias.

3 comentários:

Primo de Amarante disse...

Mesmo agora, chegou-me um texto sobre o programa do ME para colcar professores, que dizem ter sido retirado do "forum expresso". Dá plena razão ao meu amigo mendigo.
Só transcrevo algumas passagens:
*foi "criado um código especial, que desde o momento que fosse anexado a um professor, automaticamente ser-lhe ía atribuído a escola da 1ª preferência que funcionava como uma espécie de cunha informática. Esta alteração deu cabo do algoritmo central do sistema e teve como consequência o desastre dos erros.(...)
* O ME pagou à "Compta" em Maio 325.652.00, em Julho 658.325,00 e a última tranche será de 987.325,00 no dia 29 de Setembro. O contrato de assistência é de 250.00,00 euros anuais e durante 15 anos.
+ David Justino tem uma participação de30% na "Compta" através da holding "International Financial Investiments PLC com sede nas ilhas Cayman".

Se isto tudo for certinho e direitinho (como diria o outro), o meu amigo mendigo deveria ter uma indemnização.

Primo de Amarante disse...

É uma questão de não discriminação no princípio constitucional da igualdade de oportunidades.

Anónimo disse...

Sabe, compadre, tudo isso mete NOJO e dá Vómitos. E falam de défices e de salários...dos outros.