29 setembro 2004

Sugestão de Encontro de "Incursionistas"

É altura de os Incursionistas (membros, colaboradores e leitores assíduos) se reunirem.
Sugere-se o dia 9 de Outubro próximo (sábado), data coincidente com a vinda de uma imprescindível "incursionista" de Lisboa a Coimbra, com possível saltada ao Porto.
Local do encontro: no Porto ou até em Coimbra (por ser ponto central e por consideração aos sulistas).
Esperam-se ideias e sugestões, a deixar nos comentários ou a enviar para "incursoes@hotmail.com".

29 comentários:

Anónimo disse...

Então não é verdade que trabalham aos sábados para compensarem os dois meses e meio de férias que gozam (aqui o verbo tem o seu sentido pleno) anualmente?

Kamikaze (L.P.) disse...

Contem comigo, em Coimbra ou no Porto, no sábado ao fim da tarde entrando pela noite, ou no Domingo à hora do almoço, entrando pela hora da digestão... E sugiro que tratemos do que temos a tratar por email.

Kamikaze (L.P.) disse...

Folgo em saber que sobreviveu a mais uma incursão a Lamego...

Kamikaze (L.P.) disse...

Teodolito, os seus argumentos são arrasadores. Haverá outros incursionistas da zona centro disponíveis para a excursão proposta?

Anónimo disse...

ALVino, eu boto em Lisboa que tem o Elefante Branco, carago. As colegas podem ir ao Kremelim.Coisas de cota, carago.

Anónimo disse...

é mesmo uma discriminação de cota

Carlos disse...

A festa do incursões mete pessoal mascarado?? Quem diria que por detrás de tantas sebentas houvesse tanta rambóia...

Um abraço

Parabéns!

Primo de Amarante disse...

Infelizmente, por vicios que nesta altura me vinculam a compromissos, não posso estar presente. Mas ficam os meus votos de que o encontro seja muito agradável e propiciador das melhores incursões.

Anónimo disse...

Sem o Compadre não há encontro, penso eu de que...

Kamikaze (L.P.) disse...

O Compadre já em tempos disse aqui que não era dado a este tipo de encontros, para não gorar expectativas, também talvez seja isso que leva as personagens de marinquieto a entreterem-se com sms :)
Mas ainda podemos ter esperança, não podemos compadre?

E Tomás? Pensa que me esqueço que foi o principal fautor do adiamento de um pensado encontro em Julho, com a promessa que ficaria seguramente para logo logo a seguir às férias?

E Nicodemos? E mangadalpaca? e todos os outros que não conheço?

Kamikaze (L.P.) disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Kamikaze (L.P.) disse...

E o fugidio til? e o ignoto Gastão? e penqjian, que conheci por acaso breve, mas não tanto que não desse para perceber que valia a pena conhecer mesmo, nem que fosse só mais um bocadinho (de cada vez:-)? não quer aproveitar a ocasião para se estrear como incursionista?

Kamikaze (L.P.) disse...

No post diz-se que o encontro está aberto a todos os incursionistas (colaboradores, "comentadores", leitores...)
Penso que 1poucomais está claramente incluída. O mesmo não penso dos "comentadores anonymous", pela própria natureza dos ditos...

Kamikaze (L.P.) disse...

ELA? ELA quem?

Caro Pinto Nogueira, você não leu o post? Então sabe bem que está convidado, uma vez que aí se referem (sic)membros, colaboradores e leitores do Incursões, ORA!

Queria ter sido nomeado POR ELA como ELA fez com os demais contributors? Não lhe dê tanta importância, ELA não merece nem você se merece armar-se em prima dona (hei, I'm joking, ok?), porque não precisa. ELA sempre o tratou bem, você é que às vezes treslê :)

Primo de Amarante disse...

Querida amiga Kamikase: sabe muito bem que até gostava de estar nesse encontro. Mas há muitos anos que faço parte de um grupo que vai à caça e nesse dia o meu cunhado convidou-nos para ir ao Alentejo e, por razões particulares, eu não posso deixar de aceitar o seu (pai do André) convite.
Também não vale a pena criar a meu respeito muitas expectativas. Quem me conhece bem, sabe que,hoje, estou mais proximo daquele amigo das "palavras sábias" do que da vida social. Já me é consolador este convivio electrónico e imaginar que do outro lado há gente simpática,com quem posso partilhar alguns desabafos, porque seguramente é gente de bons costumes!

Kamikaze (L.P.) disse...

Concordo.

josé disse...

Caro compadre:

Ontem estive a pesquisar umas coisas sobre as Górgias de Platão, com destino certo e a pedido. Lembrei-me de si e da sua composição rappiana sobre a Verdade.
De caminho, consultei o programa do 12º ano de Filosofia e até tirei cópia, para aproveitar as referências à bibliografia.
Melhor do que no meu tempo! Será que tem correspondência com a realidade escolar, comezinha e quotidiana?!

Boa caçada!

Anónimo disse...

Aquela do "TEODOLITO" não saquei.

Ex-Cordoeiro

Primo de Amarante disse...

Caro amigo José: sou autor de alguns manuais. Aliás penso que o primeiro manual (e não colectânea) elaborado depois do 25 de Abril é meu. Teria muito gosto em lhe enviar o último (ano passado)que fiz para o 10º Ano. Não sei como fazê-lo, mas se me disser (através de e-mail)para onde enviá-lo, eu envio-lho. Já não dou aulas no Secundário, pois estou no ano zero (o ano da pré-reforma). Penso que a política,o direito, a religião, etc., não podem passar sem a filosofia. E a crise do nosso tempo é a crise da produção do pensamento filosófico. Mas a filosofia não é uma incursão pela história das ideias, mas uma racionalidade critica sobre o mundo da vida.Aprendemos com os filósofos antigos a tomar conta do presente e do futuro, mas sempre à luz do passado. Pertencemos ao passado e só ele nos ajuda a encontrar a luz que ilumina o futuro e nos ajuda a dar um novo sentido à vida, ao mundo. Sem o passado (que faz as nossas crenças) não há sentido para o futuro. O nosso tempo menospreza este ponto de vista. Entrega-nos tudo feito e nós (pragmaticamente)não aprendemos a estabelecer nexos e a dar sentido à vida, aos outros e ao mundo. Por isso, os alunos não estão habituados a estabelecer nexos, a encontrar ligações entre o mundo da vida e o que aprendem na escola; nem a escola tem tido a preocupação de ligar a racionalidade analítica à racionalidade prática (mundo da vida). E este divórcio é, no meu ponto de vista, a causa de muito insucesso e de muitas angústias. Um exemplo: pergunte a um jóvem o que é o amor. Reparará que ele não se desprende do caso concreto e, quando o consegue fazer, diz coisas que ele próprio não acredita. Os diálogos de Platão são o paradigma de como obrigar a pensar os conceitos, que se usam no dia a dia, à luz das nossas crenças. Se as crenças forem incorrectas, novo modo de ver (crença) terá de ser encontrado para nos ajudar a corrigir os conceitos. Daí a importância de Platão.

Anónimo disse...

Que lição, Compadre, fico mesmo o que sou: pequenino.Um abraço.

Primo de Amarante disse...

Não goze comigo, que sou velhinho (e mal tratado pela vida!)

Anónimo disse...

não foi gozo, foi a sério, meu caro.

Anónimo disse...

Espero que o AAM também não falte, e o Manoel, e o Carlos, e eu.

Primo de Amarante disse...

Penso ter desanonimado o "Anonymus" que fez referência à AAM. Se é que penso, devo dizer que "não havia necessidade..."

Para o José:
Esqueci-me de lhe dizer que tenho um livro para parte do programa do 12º Ano. É sobre a Carta de tolerância do Lock. Tenho, como em cima referi, prazer em lho enviar, desde que saiba como.

Primo de Amarante disse...

Já agora: publiquei-o na colecção "sapiens" (Contraponto)

josé disse...

Caro Compadre:

Além de sensibilizado, fico agradecido e interessado em ler.
Desde os tempos do Boletim da Gulbenkian, nos anos sessenta ( que guardo religiosamente) que a matéria me interessa, como aliás é de tom obrigatório para um diletante como eu.

Primo de Amarante disse...

Caro José: interessar-se pela filosofia é ser diletante!!!!!????....
Se há saber contrário ao diletantismo, esse saber é o filosófico. Um dos maiores filósofos de todos os tempos foi Epitecto, que era escravo. A filosofia é um saber que privilegia a vida interior à exterior. Todos os filósofos foram mal vistos no seu tempo, precisamente pela autenticidade que colocavam nas suas palavras. Lembra-se de Sócrates?!... E do grupo de filósofos considerados "malditos"?!...
Essa concepção não a esperava de si! Ainda bem que não aceitou as minhas ofertas!

Caro Carteiro:
Você sabe quanto detesto o uso do anonimato. E sabe que tenho fundadas razões para isso! Ele põe a nossa imaginação a tentar desanonimar e depois dá este tipo de equívocos. Percebi que a AAM não é o que eu pensava, mas as iniciais do nome de um jornalista que conheçemos bem. As minhas desculpas, e, "porra" para os anónimos de todos os lugares, de todas as profissões e de todos os tempos.

josé disse...

Caro Compadre:

Diletante, para mim, tem outra sonoridade semântica. E acredite que sou mesmo. Nem seria possível ser de outro modo, pois não se pode tocar bem todos os instrumentos.
COmo dizia alguém " master of all trades, master of none" e eu nem o próprio ofício domino...

Mas aceito, claro que aceito a sua oferta e com muito gosto!
Procurei o seu mail e não encontrei.

Aqui vai o meu:

jmvc@sapo.pt

Primo de Amarante disse...

Peço então desculpa e vá aos seu correio electrónico, onde fica o meu para receber a sua direcção, a fim de eu poder cumprir o prometido. E repare nestas palavras de Epitecto: "nunca digas que tens uma maneira de ser que nunca te assiste quando sozinho tu estiveres - e quando entre os homens te encontrares sê como és, quando sozinho estás". (Manual de Epitecto)