29 outubro 2004

Apanhados... de surpresa

«O Conselho de Ministro aprovou, ontem, alterações ao Código Penal e ao Código de Processo Penal, (...) num processo-relâmpago que apanhou todos de surpresa. Ordem dos Advogados, associações representativas das magistraturas, partidos da Oposição e Sindicato dos Jornalistas ainda não conhecem os documentos aprovados, embora Aguiar Branco tenha passado as últimas semanas em rondas com os intervenientes judiciais, com vista à realização do anunciado "Pacto da Justiça". (...)
As alterações ao Código Penal e Código de Processo Penal comportam poucas novidades, relativamente ao já proposto pela anterior ministra da Justiça, Celeste Cardona."

Ler mais no JN de hoje.

4 comentários:

Anónimo disse...

É preocupante a actuação do ministro e penso que outras atitudes semelhantes virão.
No entanto, pela primeira vez nos últimos anos, começo a ficar optimista, por ver que há atitudes de mudança no seio da magistratura do MºPº.
A entrevista do Dr. Rodrigues Maximiano ao "Independente" é uma lufada de ar fresco e mostra que em momentos difíceis continua a haver sinais de esperança.

Kamikaze (L.P.) disse...

Mas Rodrigues Maximiano está na IGAI há 9 anos... onde terá feito/estará a fazer bastante bom trabalho, mas não me parece que possa trazer muito ar fresco ao MP, ainda que a sua entrevista não seja inócua e seja sempre reconfortante ouvir uma voz erguer-se no deserto.
Quanto a outros que poderiam trazer uma verdadeira corrente de ar fresco ao MP, que não só uma lufada, são sistematicamente ostracizados,ou, no mínmo,(in)convenientemente esquecidos porque pensam, logo incomodam - e são-no quer por pura falta de visão de quem oficialmente manda, quer por manobras de bastidores de quem quer mandar e, na prática, manda mesmo alguma coisa, como o demonstram os resultados.
Estamos em época de preparação de eleições à direcção do SMMP e o que se prepara confirma, infelizmente, esta constatação (que não especulação). Eu, que sou qause geneticamente optimista sinto, contudo, como nunca antes, que o ar cheira a mofo. E não vejo como abrir as janelas.

Anónimo disse...

o que se prepara para a direcção do SMMP???
Não há eleições??
A época das listas únicas já acabou.
E pelo que oiço dizer, há candidatos fortes dos dois lados.

Anónimo disse...

Pergunte ao Dr.CLUNY, ele já leu os votos.