24 novembro 2004

"Operadores judiciários"

Gouveia, juiz de círculo (o único) na Madeira de Jardim, perora sobre O Governo e os juízes-funcionários. Não gosta de ser tratado como "operador judiciário". E com razão, pois do "judiciário" não se podem esperar "operações"... às amígdalas.

1 comentário:

josé disse...

Escreve o juiz PPG in fine:
"os juízes são e devem ser considerados efectivamente como titulares da função jurisdicional, função que é soberana, exclusiva e democrática; e que, obviamente, não se restringe ao acto (intelectual) de julgar.
É uma função que pressupõe meios materiais suficientes e adequado respeito institucional. "

Este juiz de círculo( só esta expressão, como forma de designação do cronista, já é deliciosa), P.P.Gouveia, escreve de tal modo que se caricatura a si mesmo.
É raro encontrar alguém tão imbuido naquilo que profissionalmente exerce que provavelmente não consegue dissociar-se da actividade jurisdicional que pratica quando escreve ou dita sentenças de acordo com a lei e o direito.
Começo a suspeitar que foi um castigo que o pobre apanhou ou alguma sombra que o tomou.
Deve levantar-se como juiz de círculo; fazer as libações como juiz de círculo;vestir-se como juiz de círculo;desjejuar como juiz de círculo e aprontar-se para a função, como juiz de círculo, todos os dias.Apre! Coitado do juiz de círculo.
Será que anda de beca na rua? Ou em casa?!