14 janeiro 2005

A arte de Siza Vieira

Ontem fui à capital. Da forma que eu gosto: um pulo para lá e outro para cá, sobrevoando a atmosfera nublada. Almoço em Belém, reunião com vista para o Tejo e regresso ao Porto.
Mas foi à noite, já em casa, que ganhei o dia! Um novo canal da TV Cabo – The Biography Channel – passou uma biografia de Álvaro Siza Vieira, com testemunhos do próprio, da família e de vários colegas arquitectos. Pudemos ver mais uma vez a extraordinária arte de Siza e compreendê-la um pouco melhor: as piscinas de Leça, a casa de chá da Boa Nova, a habitação social no Porto e em Évora, a recuperação do Chiado, os projectos no estrangeiro, o museu de Serralves, a faculdade de arquitectura do Porto, a campa rasa da família (uma novidade total para mim).
Além de tudo isto, a extraordinária e marcante Igreja de Santa Maria, em Marco de Canaveses – a igreja onde casei. Aquela luz branca, aquela grandeza esmagadora, a porta enorme por onde parece que Deus quer entrar, como dizia a filha de Siza. É uma obra que atrai milhares de turistas de todo o mundo ao Marco, mas que a autarquia não acarinha, não apoia, não aproveita como uma das maiores atracções do município e da região. Dá Deus nozes…

2 comentários:

Kamikaze (L.P.) disse...

Gostei do post. "brigados".

Avelelas disse...

tens razão, falamos do que ta mal, mas do k esta bem , e do k temos de melhor, estamos calados...


fica bem, http://projectoinacabado.blogspot.com/