22 fevereiro 2005

Dia do Pensamento

Hoje, dia 22 de Fevereiro é, para todos os escuteiros, Dia do Pensamento, aniversário do nascimento de BP, o fundador.

Em Portugal há 3 associações escutistas AEP (mista, não confessional), AGP (feminina, não confessional) e CNE (mista, confessional) e uma Federação que une a AEP e CNE para efeitos de repreentação internacional dos escuteiros portugueses.

Da AEP, retirei de http://escotismo.no.sapo.pt/manual3.htm :

Dia do Pensamento
• 22 de Fevereiro - data do nascimento de B.P.

História do escotismo
• Robert Stephenson Smyth Baden-Powell
• Baden Powell nasce em Londres a 22 de Fevereiro de 1857
• Frequenta a escola de Cartuxa, onde revelou dotes no teatro e no desenho
• Ingressa no exército e rápidamente atinge o posto de capitão
• Presta serviço na Índia e em África, tomando contacto com inúmeras tribos
• 1889 atinge a glória aguentando o cerco de Mafeking na guerra Anglo-Boer
• 1907 - É lançado o escotismo para rapazes que se torna um sucesso
• 1907 - É fundado o escotismo, primeiro acampamento em Brownsea
• 1920 - Primeiro Jamboree Mundial, em Inglaterra, onde se torna Chefe Mundial
• 8 de Janeiro de 1941, morre Baden Powell no Quénia com quase 84 anos

Movimento Escotista
O movimento escotista é um movimento para jovens, onde cada qual adere livremente.
O escotismo é apolitico, independente de qualquer partido. É aberto a todos sem qualquer tipo de discriminação, racismo ou qualquer outro tipo de exclusão. O escotismo é para todos independentemente da sua raça, credo, aqui não existe qualquer obrigação ou dever para com a religião (ao contráriode outras associações escotistas como o CNE o movimento escutista católico português). O escotismo assenta nos princípios e método desenvolvidos pelo seu fundador Lord Baden-Powell, mais conhecido simplesmente por BP.
O escotismo tem como finalidade a formacão dos jovens para que que num futuro, quando adultos, sejam cidadãos exemplares perfeitamente integrados e atentos para as adversidades que lhes possam surgir na vida quotidiana. Assim o escotismo previligia a formação do caracter, a lealdade, espirito de ajuda, serviço ao próximo e confiaça em si próprio, como individuo útil. Essa formação será sempre feita através da promoção dos talentos naturais do jovem, mas também o seu desenvolvimento físico, intelectual, social e espiritual.
O escotismo baseia-se num método de auto-educação progressiva, onde o jovem é incentivado a aprender pelos seus próprios meios, onde lhe é reconhecido o mérito através de prémios e insígnias que o incitem a ir cada vez mais longe. Este método está assente:
•Na Promessa de Escoteiro, que é o compromisso que o jovem assume livremente perante os outros escoteiros, quando passa a ser um escoteiro, desta promessa depende a sua honra, o mais nobre valor de um escoteiro; e na Lei do Escoteiro, um conjunto de dez máximas, que regem a vida do escoteiro, é nelas que estão reflectidos os valores escotistas e aquilo que escoteiro é.
•Na educação pela acção, o escoteiro aprende fazendo, consolidando através da prática o que aprendeu em teoria.
•Na vivência em pequenos grupos, as patrulhas, os seus companheiros de aventura, onde a amizade e a lealdade imperam, sempre com acompanhamento e conselho de adultos, os chefes, os seus amigos de confiança mais velhos.
•Em programas e actividades diversificadas sempre de acordo com o interesse do escoteiro. Para tal fazemos uso de diversos jogos e técnicas, preferencialmente realizados ao ar livre e em contacto com a natureza, direccionando muitas dessas actividades para o apoio e serviço à comunidade.

4 comentários:

Mocho Atento disse...

Escuta, escuteiro e escoteiro são grafias diferentes do termo inglês "scout", explorador.
O CNE (Corpo Nacional de Escutas) usa "escuteiro"; a AEP (Associação de Escoteiros de Portugal), por ser muito mais antiga usa "escoteiro".

Mocho Atento disse...

O CNE educa para a heterossexualidade.
Não conheço nenhum caso de exclusão pelo facto de ser diversa a orientação sexual.
No entanto, tanto quanto sei, os homossexuais não podem ser dirigentes da associação, porque a sua orientação sexual não é conforme com a opção educativa da associação, que é católica.
Esta questão foi muito debatida nos estados Unidos da América e os tribunais acabaram por aceitar como legal a opção de exclusão de dirigentes homosexuais dos Boy Scouts of America.

Mocho Atento disse...

O trabalho de BP como "agente secreto" (recolha de informações para o Exército) é conhecido de todos os escuteiros. No seu livro "Escutismo para Rapazes", BP ensina muitos pequenos truques utilizados nessa função e que hoje são base de alguns jogos educativos.

andreeof disse...

O mocho atento revela um desconhecimento profundo do que é o CNE, tal como eu admito que desconheço muitas das referências do que é a AEP. No entanto, quanto ao que referes da religião, saberias que o CNE, no que são os seus elementos estão abertos à multiconfessionalidade, mas quem não o permite é a Igreja católica na figura da CEP. Quanto à sexualidade, nunca vi nada disso no escutismo, nem quanto a chefes! No que toque aos EUA, não posso afirmar nada, porque eles próprios têm a sua Conferência episcopal e, logo, é aí que reside a chave da sua actuação, o que o CNE não defende nem admite. Órgãos da chefia Nacional escreveram à CEP para permitir a multiconfessionalidade, o que não foi permitido e mesmo assim tentámos que fosse aberto apenas às demais confissões cristãs para não ferir os interesses da Igreja.
Como vês, a culpa não é do movimento, é da CEP. Para além disso, erras quando dizes que o escoteiro/escuta (não é correcto escuteiro, estrictamente) não tem dever para com a religião, porque a fé é fundamental naquilo que são os princípios do escutismo, basta ler o Escutismo para Rapazes de B-P, ou o Tenderfoot to the King's Scouts, ambos escritos por B-P.

B-P não afirmou que se deveria pertencer a movimentos religiosos, mas apenas praticar a fé, qualquer que ela seja. O CNE é católico e não podemos fazer nada contra isso, embora gostássemos, de verdade.

Não seleccionamos as pessoas como alguém disse, ou pelo menos, não se deveria fazer, porque isso vai contra a Universalidade do Movimento Scout. Também há outro aspecto interessante que é que em português escuta é um batedor e é uma tarefa militar, razão pela qual o CNE adaptou este termo e não escoteiro. Eu pessoalmente, de forma universal, gosto de usar o termo scout, não despreza ninguém e reafirma a fraternidade do Movimento.

Eu pertenço ao CNE, mas como vês, não partilho de todas as suas posições, tal como a maiorias dos escutas que conheço.