14 abril 2005

Só para quem gosta de Eça

II GLORIOSA JORNADA QUEIROZIANA - 1

Nos dias 10, 11, 12 e 13 de Junho de 1998 teve lugar a I GLORIOSA JORNADA QUEIROZIANA DE TORMES, promovida pelos Queirófilos Alfredo Campos Matos e João Furtado Coelho. Devido à graciosa colaboração de valorosos queirófilos e queirozianistas, nacionais e estrangeiros, revestiu-se tal Jornada de inegável brilho, quer pela quantidade e qualidade das Comunicações apresentadas, quer pelo prazenteiro convívio reinante entre todos os participantes, de tal modo que, ao jantar do segundo dia, já havia quem perguntasse: — E para o ano haverá mais?
Desacertos do Tempo e da Fortuna não permitiram, até há pouco, a repetição do fausto acontecimento. No corrente ano, porém, convicto de que interpreto os anseios e pedidos de numerosas famílias, proponho (com alguma ajuda) a organização da II GLORIOSA JORNADA QUEIROZIANA DE TORMES, nos dias 24, 25 e 26 de Junho, respectivamente, sexta-feira, sábado e domingo.

Recordo (ou dou a conhecer) que, na I JORNADA, houve alguns tão inesperados, como bem acolhidos, brindes aos Assinantes, entre outros:
• uma manhã e uma tarde de excursões de maravilhoso interesse turístico e queiroziano;
• e a inesquecível oportunidade de saborear, em plena eira de Tormes, a famosa CANJA e o famoso ARROZ DE FAVA, pelos quais começou a redenção daquela fome ancestral que Jacinto trazia de Paris!

Desta feita também se prevêem algumas gratas ocasiões, como será, esperamos, um recital íntimo de canto e piano, sobre o tema: PLANTAS E FLORES, em que actuarão a ex-Assistente da Faculdade de Letras de Lisboa e membro do ultra-famoso coro da RIAS, de Berlim, Madalena Leal de Faria (canto), e a Professora da mesma Faculdade, Maria do Rosário Themudo Barata Azevedo Cruz (piano). O repertório a apresentar é variado e, em princípio, incluirá peças de Schubert, Schumann, Rachmaninoff, Fauré, Francisco de Lacerda, Frederico de Freitas, Artur Santos, etc.
Para quem não tenha o caso bem presente, lembro que, no Capítulo III do LIVRO, entre outros sucessos, um dia houve em que Jacinto e Zé Fernandes aprazaram jantar com Marizac no Clube, para o acompanhar depois ao Lohengrin, na Ópera. Porém, jactos de água fervente irromperam infernalmente no 202. Uma tragédia civilizacional! O Grilo ficou escaldado… Jacinto, no meio do quarto, em ceroulas, lívido, maldizia esta nossa indústria. Finalmente, não jantámos com o duque de Marizac, no Clube. E, na Ópera, nem saboreei Lohengrin e a sua branca alma e o seu branco cisne e as suas brancas armas — entalado, aperreado, cortado nos sovacos pela casaca que Jacinto me emprestara e que rescendia estonteadoramente a flores de Nessari.
E foi numa noite em que recolhiam ambos da Ópera que Jacinto, bocejando, anunciou a Zé Fernandes uma festa no 202. Essa viria a ser a célebre Ceia em honra do Grão-Duque Casimiro. Nessa noite, enquanto Sua Alteza não chegava, algumas das Senhoras também convidadas disseram a Jacinto que desejavam ouvir, no Fonógrafo, uma ária da Patti. Mas os rolos estavam todos tresmalhados. E o Fonógrafo não trabalhava! Jacinto tinha três. E nenhum trabalhava!
Como se vê, o Senhor de Tormes e o seu dilecto amigo também prestavam culto a Erato — quando a sumptuosa mecânica o permitia!

Neste momento já posso anunciar alguns nomes de ilustres queirozianistas que fazem tenção de estar presentes com o seu saber. Estou autorizado a mencionar os Profs. Eugénio Lisboa, João Medina, Pedro Calheiros, Fátima de Freitas Morna, Drs. Irineu Cruz e Miguel Real, e Arq. Alfredo Campos Matos.
Neste momento já se sabe que:
O Prof. Pedro Calheiros falará sobre O Mistério da Estrada de Sintra e o Mistério do Nascimento de Eça.
O Arq. Campos Matos falará sobre A Cidade e as Serras à luz das antecipações de Eça de Queiroz.
O signatário desta dissertará sobre A Orquídea e a Rosa.
Esperamos adesões de outras interessantes personalidades, nacionais e estrangeiras.
Mas importa acrescentar que nem só de “Comunicadores” se comporá o elenco de participantes da II JORNADA. Contamos que, a exemplo do que sucedeu na I JORNADA, haja outras pessoas que, por razões turístico-queirozianas, queiram participar com a sua presença, podendo intervir nos debates.
Para quem nunca foi a Tormes, fazê-lo é DEVER PATRIÓTICO! Para quem já foi a Tormes, voltar é questão de DEVOÇÃO!
Siga o conselho: VÁ PARA FORA CÁ DENTRO. Caia em Tormes em plena JORNADA. Inscrevendo-se, não tem de estar presente em todas as sessões. Pode assistir a algumas e ir aos seus passeios na Região. Enviar-lhe-emos itinerários queirozianos. Proporcionar-lhe-emos listas de alojamentos: Pensões, Hotéis, Casas de Turismo de habitação. Será um fim de semana bem passado, recheado de coisas belas, para si e sua família!
Demais, as “Comunicações” apresentadas não serão herméticas e obscuras, “coisas só para especialistas”. Não haverá ponderosas “comunicações” sobre A importância estruturante do acento circunflexo no incesto de “Os Maias”. Nada disso! A clareza é de regra. Nada de perucas académicas, nem de poeirentas cabeleiras universitárias…
Avance e confirme que a Cultura pode ser alegre e divertida!
Venha e traga a família.

Um dos Coordenadores

JOÃO FURTADO COELHO

Pode obter informações, ou por meu intermédio, ou dirigindo-se directamente a:

FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIROZ Quinta de Vila Nova – Tormes
Santa Cruz do Douro
4640-433 BAIÃO
Tel.: 254882120 / 254885231
Fax: 254885205
E-mail: feq@feq.pt
Internet: http://www.feq.pt

Aqui deixo para eçianas e eçianos a proclamação do João Furtado Coelho. Vai ser, como diria, o homenageado, "chic a valer"
mcr

1 comentário:

josé disse...

Está já marcada a data na agenda! É um acontecimento. Além disso, as terras de Baião são simpáticas e merecem visita.
FOi na Cidade e as Serras que aprendi o significado de ´recender`, com referência à canja- que tinha fígado e tinha moela...presumindo-se a visão dos olhinhos de azeite, a espreitar por entre os ovinhos amarelinhos em miniatura.
Até fico outra vez com água na boca.