14 abril 2005

Estatuto editorial?

O mocho atento sugeria ontem, aqui no Incursões: «Alguém, por favor, faça o resumo do "estatuto editorial".»

Em resposta, prometi que falaria no tema. Aqui estou.

Na verdade, este blog nunca teve um "estatuto editorial" formalizado. O pequeno núcleo de contributors que arrancou com o Incursões (*), que já blogavam no por essa altura extinto Os Cordoeiros, propunha-se tão só criar um espaço de informação, opinião e, idealmente, de debate, sobre temas de cidadania, com alguma incidência na área da justiça e com uma constante presença das artes, porque a arte para além de ser uma superior expressão de vida, pode - parafraseando MCR - "dar sentido à vida".

As regras eram minimalistas, o bastante entre gente educada e bem formada:
- cada contributor postava directamente quando e sobre o que lhe aprouvesse, dentro do espírito atrás referido, fundamento da criação do Incursões, ;
- fá-lo-ia com elevação no expressar de opiniões e respeito pelas alheias nesses termos manifestadas;
- não utilizria o blog para dirimir questões pessoais;
- em caso de manifesta "prevaricação", os administradores poderiam alterar ou eliminar o post - tentando, naturalmenete, prévio contacto com o seu autor; como poderiam eliminar qualquer comentário (se tal acontecer, em lugar do comentário fica a referência "deleated by a blog administrator);
- não corporativismo, mas não necessariamente anti-corporativismo (esta expressão é de L.C. e confesso que nunca percebi bem o que significa);
- admissibilidade de utilização de pseudónimos;
- compromisso dos membros do blog na salvaguarda da identidade desses contributors;
- abertura a comentários conquanto, numa fase mais recente, dependentes de sujeição a registo prévio (sem prejuízo de, pontualmente, num dado post e por razões ponderosas, o seu autor optar por eliminar a possibilidade de deixar comentários);
- lealdade e solidariedade entre os membros do blog, resolvendo-se internamente quaisquer mal entendidos ou dúvidas que pudessem surgir (recordo que o blog não é um meio de comunicação "interna");

Na afirmação concreta destes princípios gerais, o Incursões foi ganhando leitores e colaboradores e o seu leque permanente de contributors foi-se alargando, por via de sugestões aceites pela "administração". Por sugestão minha, os seus profiles passaram a ter, na maioria dos casos, um mínimo de informação relevante (actualizações são sempre bem vindas, designadamente quanto à indicação do email).
Fases houve em que foi criticado por excesso de temas jurídico-corporativos, noutras exactamente pelo oposto...
Evoluiu nos temas e na assiduidade maior ou menor de cada contributor, ao sabor dos sound bytes do momento e das disponibilidades individuais. Com altos e baixos, como tudo na vida, logrou criar a sua individualidade e conquistar um lugar na blogoesfera. E, quanto mais não fosse, continuou a ser o tal espaço onde cada contributor se pode expressar e debater ideias.

Assim parece continuar ser. A mim parece-me não haver motivo para alterar o rumo que foi traçando com a sua própria praxis. E aos meus parceiros de aventura? Aguardo as vossas opiniões, aqui ou pelo meu email (disponível no meu profile - para ver é só clicar no nick).

(*) desculpem a reiteração na utilização da expressão contributors, mas é a do blogger; inicialmente: eu própria, o L.C., o Carteiro, o Compadre Esteves, o til e, salvo erro, a Eugênia, o Tomas e o Pengjian.
NOTA: na linha de "administração" já referenciada no meu post de 11 de Abril "A ver se nos entedemos", após iniciativa de contacto com o Tomas, retirou-se hoje o seu nome do elenco de contributors, já que há muito não colaborava por absoluta indisponibilidade profissional/de tempo. Regista-se que manifestou solidariedade com O Incursões, deixando a promessa de voltar. Assim seja, e em breve (ao menos nos comentários, ok?), para proveito da blogoesfera e dos incursionistas em particular :)

4 comentários:

Silvia Chueire disse...

Eu que entrei um pouco depois do blog iniciado e muito mais distante - mas não alheia - de outros temas afora poesia ou literatura, assim entendia . Exatamente como você colocou.
O blog é público , a internet é grande e pequena. Portanto haverá vicissitudes, como há em quase tudo na vida - faz parte. Cabe apenas ter bom senso, alguma sabedoria . Parece-me que são assim as suas palavras. Concordo com elas.

Um abraço,

Silvia Chueire

Kamikaze (L.P.) disse...

Para facilitar futura consulta a este post e respectivos comentários, incluí-o (à cabeça)no Índice Temático.

Mocho Atento disse...

Estou de acordo. Este espaço deve dedicar-se às questões da cidadania, da justiça, da arte e de todos os temas que possam interessar.
Fazem falta espaços de partilha e reflexão, de emoção e de desabafo. Por vezes, a expressão excede-se; no entanto, a lealdade e o respeito pelos outros é fundamental. Por mim, considero que a divergência de opiniões não é uma adversidade; pode até ser uma oportunidade de nos fazer pensar em nós, na vida e no mundo.

Um dos problemas actuais da nossa sociedade resulta de que os grupos sociais são muito fechados. E no meio da Justiça, por vezes, a relação pessoal é corporativizada, perdendo-se a riqueza da diversidade de contactos. Neste mesmo blog fiquei por vezes surpreso com algumas afirmações de Ilustres Magistrados, porque têm uma visão que é muito diversa da que eu tenho face às mesmas situações. Mas esse conhecimento recíproco só nos enriquece, quebrando as nossas pequenas certezas e reduzindo as nossas imensas incertezas.

Por mim, caríssima Kamikaze, estou viciado no blog e desde já fica expressamente autorizada a excluir qualquer post ou comentário meu que considere inoportuno. Não precisa sequer de me avisar. E pode estar certa que não fico amuado. Reconheço a quem administra o blog o dever de retirar o que possa considerar impertinente ou inoportuno. É mesmo o seu dever para bem de todos.

Kamikaze (L.P.) disse...

Lamentavelmente houve um aspecto do "estatuto editorial" que me esqueci de referir - o do Incursões como espaço também aberto ao desabafo, mesmo intimista, ao lúdico e ao prazer da própria escrita... aliás, aspectos tantas vezes bem patentes na praxis do Incursões (cfr., p. ex.,muitos dos tocantes postais do Carteiro e, no Índice Temático, Crónicas-turismo incidental).

E a propósito (também do alegado "vício" incursionista do mocho atento), transcrevo aqui um postal do saudoso til, dos idos de Maio 2004, mês em que o Incursões deitou flor:

"Vócio
Não sei se blogar é um ócio ou um vício. Talvez seja um ócio num domingo à tarde e um vício numa terça-feira de manhã. A minha experiência é pequena neste escrever sem propósito. Trata-se de um exercício ao sabor do vento, procurando mais as palavras do que os assuntos. Poderei até vir a ensaiar algumas rimas, glosando o que se esconde em cada discurso. Como sou tímido, nunca saberia blogar sobre mim, mas essa insuficiência hei-de superá-la imaginando-me outro: o outro que sempre há em cada um de nós. Num certo sentido, somos dois. Um, o que não sabe escrever; o outro, o que gostaria, no mínimo, de saber tocar piano. Afinal, sendo um e o outro, e tendo dificuldade em escolher-me, resta-me este vócio sem desassossego.

posto por til | 18.5.04 |"

Nota: não, apesar das aparências til e ambososdois nada têm a ver...