29 maio 2005

Por um prato de lentilhas

De acordo com uma sondagem publicada pelo C. P., o autarca do Marco de Canaveses, condenado a três anos de prisão suspensa em primeira instância (mais um dia e iria para a cadeia) por crimes de peculato e abuso de poder, obtém a maioria da tendência de votos na sua candidatura a Amarante. E os mesmos inquiridos, depois de apreciarem positivamente o desempenho do actual presidente da autarquia, Armindo Abreu, e o considerarem honesto, apenas lhe atribuem 20% das intenções de voto.
Dá que pensar os critérios dos amarantinos que foram sondados. No nosso imaginário, Amarante foi sempre uma terra de progresso e lucidez. A ela estão ligados escritores, poetas e artistas que fizeram Portugal grande. Como compreender (a não ser por obscurantismo) que se possa acreditar que o melhor candidato a uma autarquia é o que faz campanha eleitoral, promovendo passeios de helicóptero, pagando almoços e jantares e oferecendo dinheiro?!... Quem não entenderá que a factura de tudo isso será apresentada, logo que as eleições sejam ganhas?!... Para que serve a Educação, a Família, a Igreja e a Justiça, se a demagogia, o populismo e o escândalo que mancham a acção política levam vantagem sobre a honra e a dignidade?!... Será que as instituições funcionam normalmente, quando a honestidade é penalizada?!...
Além disto, a propaganda de A.F.T. apoia-se num embuste: o crescimento do Marco. Não há concelho que, nos últimos anos, não tenha crescido, mas o crescimento do Marco tornou-se num obstáculo ao seu desenvolvimento: a autarquia está falida, os mamarrachos fizeram da Cidade um dormitório e a imagem pública de A.F.T. nunca foi um estímulo para os investidores. Só 17% do Concelho está coberto por saneamento e a rede pública de abastecimento de água apenas atinge 25% das populações. Em Amarante, todos os núcleos urbanos estão abastecidos pela rede pública de água e mais de 70% dispõem de saneamento; promoveu-se a construção social, o apoio directo ao arrendamento e à aquisição de habitações a custos controlados. No Marco, A.F.T nunca revelou interesse por estas questões.
Como explicar, então, que se possa trocar a honestidade e sentido do interesse público por um prato de lentilhas?!

JBM, In: JN. 29/05/2005

8 comentários:

Primo de Amarante disse...

Mas, pergunto: que estímulos existem ao exercício da cidadania?!...
Mais tarde contar-lhe-ei um episódio que aconteceu comigo.

Primo de Amarante disse...

Sim, mas Você não sabe o que é ter de provar uma denuncia que toda a gente sabe que é verdade e ninguém, por medo, quer testemunhar. Denuncia que consiste num dever cívico de uma democrata para fazer respeitar a lei.

Manuel disse...

atentem à autoria da sondagem...

Primo de Amarante disse...

Se a sondagem tem ou não valor "científico", pouco me interessa. O que me aflige é que num universo de cerca de 500 inquiridos, quase todos consideram um presidente honesto, mas, depois, votavam num "que deus me livre..." Isso é, desde logo, preocupante pelo que diz dos critérios desta gente. Aliás isso obrigou-me a reler "Portugal, hoje-- o medo de existir" de José Gil. E, até certo ponto explica o paradoxo.

M.C.R. disse...

Um político brasileiro ( e dos que mais durou...) chamado Ademar de Barros dava-se ao luxo de, em público e em comício eleitoral, dizer:
-Neste bolso jamais entrou um cruzeiro roubado!
A multidão aplaudia e regougava:
- Ademar tem paletó novo!
O slogan eleitoral do cavalheiro era: "Ademar rouba mas faz!"
Se cito este pai da pátria que o pariu é tão só para dizer que quando a educação é o que é não há cidadãos mas apenas e tão só, súbditos. O fenómeno Torres não é um fenómeno isolado. E os Valentins e os de Oeiras etc...etc... E o Santana Lopes?
Todavia, quero crer que a sondagem em causa é só uma sondagem. E será bom ver quem a encomendou e a quem foi encomendada.
Compadre: os mamarrachos que vê, se calhar, são maravilhosos para outros olhos...
Um abraço.
E já agora: eu tenho o maior respeito por todos os meus contrincantes, aqui e em todo o lado!Outro abraço
mcr

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Caro compadre, nós marcoenses sabemos bem do que estamos a falar quando se trata de exemplificar o populismo mais desbragado.
Confesso que não me espantam os resultados da sondagem. Amarante tem uma forte componente rural e empobrecida, onde é fácil penetrar e ganhar simpatias com umas benesses.
Conheço o dono do instituto que fez a sondagem. Durante algum tempo trabalhavam muito para o PS e julgo que até eram muito identificados com esse partido.

Primo de Amarante disse...

Estão todos muito longe de imaginarem o que pode acontecer a um cidadão que se bata pelos princípios em que acredita. Esse cidadão pode ter á sua porta um grupo de jagunços para o sovar, pode receber constantemente telefonemas (ditos anónimos) para o ameaçar; pode ser insultado e ameaçado em plenas reuniões da câmara e pode ter de responder por dizer aquilo que toda a gente sabe que é verdade e ninguém quer testemunhar E, ainda, pode acontecer que a acusação que lhe é feita termine com esta afirmação "sabia muito bem que não era verdade o que dizia". E esse cidadão está por perceber como sabia a justiça que não era verdade o que ele sabia que era, tal como toda a gente, pelo menos, presumia possível. Esse cidadão sabe que só pode "fugir para a frente", mostrando nada temer, mas esse cidadão já está farto disto, das mafias que se organizam em torno do futebol, da política e das casas de alterne. E ponto final.

Primo de Amarante disse...

Caro kilas: também não aceito que o estado seja servido em pedaços aos amigos. E só encontro uma justificação para o caso que refere: um ministro independente precisa sempre de ter amigos agradecidos nos partidos. O Jardim aposentou-se e vai ficar com dois ordenados. Veja, no DR as aposentações que ultimamente surgiram. Compare as pensões e tire as suas conclusões.
Todos diferentes e todos iguais ou, como diria o outro, uns mais iguais do que outros.