31 maio 2005

Postal das Beiras

Aproveitando o feriado da semana passada, e acrescentando um dia de férias para fazer a “ponte”, parti à (re)descoberta do Portugal interior e da região beirã. Retornei ao Buçaco ao fim de mais de uma década para constatar que o Palace Hotel e o convento anexo precisam de uma intervenção profunda, o mesmo acontecendo com as casas existentes na mata nacional e para as quais se poderia encontrar uma finalidade que evitasse aquele abandono depauperado.
Atravessei o sul do distrito de Viseu e vivi a situação insólita de tomar um café em Santa Comba Dão em plena Avenida Humberto Delgado. Como é curioso e simpático este Portugal! Segui depois para o interior do distrito de Coimbra. Aí, em Tábua, dei de caras com duas lojas chinesas! O “progresso” chegara!
O destino, esse, era a pousada do Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, uma aldeia do concelho de Oliveira do Hospital. Mais um exemplo extraordinário de recuperação de um edifício, propriedade da Fundação Bissaya Barreto, que conheceu várias ocupações depois de ser abandonado como templo religioso. A quietude do local e a gastronomia valem a visita. Próximo da pousada há várias aldeias históricas e o Vale do Alva também merece atenção especial. Não muito distante, em Seia, descobri o Museu do Pão, um equipamento simpático que procura valorizar a importância do pão e que tem entre as suas valências um restaurante e uma mercearia de produtos regionais que fazem as delícias dos mais afoitos.
Um dado comum a muitas das cidades e vilas por onde passei: obras, muitas obras em ano de eleições autárquicas. Poderia ser diferente?

3 comentários:

Gomez disse...

Que saudades de uma boa viagem pelas Beiras!

Kamikaze (L.P.) disse...

Idem...
Obrigada pelo post! Gostei do tema e do estilo :)

JCA disse...

Está visto que os nossos autarcas só metem mãos à obra em ano de eleições. Daí que proponha a realização de autárquicas todos os anos!