19 junho 2005

Eleições na Galiza

Segundo a LUSA a direita espanhola, liderada pelo antigo ministro de Franco, Manuel Fraga Iribarne, de 82 anos, perdeu, pela primeira vez, a maioria absoluta nas eleições regionais galegas. Este resultado é assegurado por três sondagens à boca das urnas. Se assim acontecer, fica aberto o caminho a uma coligação governamental entre socialistas e o bloco nacionalista galego.
A festa do Povo Galego, símbolo da luta galega contra o fascismo, terá este ano redobrados motivos de alegria.

Para a minha amiga Mirita, um grande abraço.

3 comentários:

Mocho Atento disse...

Eleições Galegs: PP - 37; PSdeG-PSOE - 25; BNG - 13. Participação: 68,1%

M.C.R. disse...

O nosso amigo Mocho Atento deu acima os totais de deputados. Convém, porém, ir mais longe.
Assim: o PP perde 40.000 votos e 4 deputados.
O bloco perde 36.ooo votos e 3 deputados.
O PSG-PSOE ganha 190.000 votos e 8 deputados.
Percentualmente, o PP perde 6 pontos, o Bloco 3,7 enquanto o PSG_PSOE ganha 10,7 pontos.
Concluindo: o PSOE ganha mais deputados do que as perdas dos 2 outros concorrentes; tem mais votos ganhos do que as perdas somadas dos outros.
E nem se pode dizer que houve voto útil uma vez que o quarto partido, IU subiu de 0,7 para 0,8, ganhando mais 2.500 votos do que nas anteriores eleições.
O PSOE é também o partido mais homogéneo pois detem nas qutro províncias mais ou menos a mesma percentagem: de 30 em Ourense a 33% nas três restantes.
Parece que desta vez o PSG PSOE pode cantar vitória apesar de ser duvidoso que com os resultados da emigrração o cenário se mantenha exactamente igual.

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Pois é, parece que o velho D. Manuel Fraga conseguiu segurar parte substancial do seu eleitorado.
A grande afluência às urnas pode vir a dar-lhe a maioria dos mandatos, assim se mantenha a tendência do voto emigrante galego.
Julgo, contudo, que uma permanência tão prolongada no poder, como acontece com Fraga, não é saudável nem favorece o refrescamento da classe política. Seja cá dentro ou aqui ao lado, na vizinha Galiza.