09 junho 2005

funambulismo político

No Porto instalou-se desde há já algum tempo uma intrigante parceria camarária contra a cidade e os seus munícipes. Traduzindo em miúdos: o Sr Presidente da Câmara dá pelouros e visibilidade política ao Sr. Vereador (a tempo inteiro) do PCP e, em troca este último aplaude, com quantas mãozinhas tem, os dislates do seu estravagante benfeitor.
No caso do túnel de Ceuta a aliança táctica (ou será - como alguém desconfia - mesmo estratégica?) ultrapassa já os limites do tolerável: a Câmara, ilegalmente, lá vai fazendo mais umas obras no túnel referido, pesem embora os embargos, num extraordinário desrespeito pela lei e pelos tribunais, situação que diz bem (e muito) do bantustão em que hoje vivemos.
Agora essa ridícula espécie de pau-mandado do pêcêpê, Sr. Rui Sá, propõe com a desfaçatez de quem ainda não percebeu a rotação dos ventos da história, que o conflito que opõe a Câmara ao IPPAR (que ele associa numa raiva já comum dos funcionários do aparelho contra os dissidentes do partido, à ministra da Cultura) que a Presidência da República nomeie alguém para mediar o conflito. Parece que esclarece que não é necessário que seja o Sr. Dr. Jorge Sampaio em pessoa...
Conhece-se, desde sempre, o profundo desprezo do pcp pelas "instituições burguesas" do aparelho político capaitalista e imperialista. Também se não ignora que para os seus zelotas tal aparelho só serve enquanto se não atinge a verdadeira sociedade sem classes (e sem povo, mas isso é tema para outra conversa) em que os súbditos marcharão de olhos fitos nos amanhãs que cantam para os gulags que riem.
Esperava-se, apesar de tudo, menos subserviência e um pouco mais de imaginação por parte da criatura que, sem corar, lá vai penosa e esforçadamente, fazendo o frete à "direita" nos paços do concelho. Esperava-se também menos prejuízo para os eleitores que desesperam ao ver a cidade entregue a esta espécie pouco agradável de criaturas.
O Sr Rui (SÁ) quer fazer favores ao Sr. Rui (RIO)? Pois muito bem, que pegue numa pá e vá tirar o entulho acintosamente posto à porta do principal museu do Porto (que foi casa do Rei D. Pedro IV por alturas do cerco) . Ou que, munido de uma bandeirinha, vá servir de sinaleiro na meta do circuito da Boavista, pago pelos dinheiros públicos para gáudio de basbaques e proprietários de calhambeques.
O Porto presume de 2ª cidade do país. Com este par de Ruis arrisca-se a ir parar à 7ª ou 8ª posição.
Mas terá sempre três primeiros lugares: os da estupidez, do rídiculo e do compadrio

Posto pelo munícipe Marcelo Correia Ribeiro

1 comentário:

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Caro MCR, onde está a folhinha para eu subscrever? Segundo "O Comércio do Porto" de hoje, parece que o ministro António Costa vai intrometer-se no assunto. Oxalá seja para dar uma lição aos Ruis.