18 julho 2005

Suspeito de terrorismo libertado


" Na Alemanha, o Tribunal Constitucional ordenou a libertação de um cidadão de origem síria suspeito de ligações à al-Qaeda. Os juízes recusaram o pedido de extradição espanhol considerando que o euro-mandado não é válido em território alemão.
O cidadão agora libertado é considerado pelas autoridades espanholas como uma peça crucial da organização da al-Qaeda. Julga-se que Mamoun Darkazanli é responsável por tratar dos assuntos pessoais de Bin Laden na Alemanha.
A sentença do tribunal é uma bofetada sem mão no rosto dos políticos alemães que introduziram na legislação alemã a lei europeia sobre ordem de prisão sem examinarem se as consequências da sua aplicação prática são compatíveis com a constituição da Alemanha. "

in TSF on line (12:45)

1 comentário:

M.C.R. disse...

Acho muito bem que a legalidade seja preservada.

Todavia, hoje estou do contra, gostaria de saber se os senhores juízes alemães aplaudiriam uma decisão espanhola soltanto algum (se ainda há algum vivo e fugido) membro da Rote Armee Fraktion (vulgo: Baader-Meinhof).
É que eu que sou velho, ranzinza e tenho memória, não esqueço que nos idos de setenta oa senhores juizes alemães federais e democraticos afinfavam forte e feio nos "terroristas" deste grupo e na malta que lhes era secante, tangente ou meramente próxima. Quando quiserem eu conto...