09 outubro 2005

farmácia de serviço nº 13

1
Depois da revolta de 17 de Junho
mandou o secretário da Associação de Escritores
distribuir panfletos na Stalinallee
nos quais se podia ler que o Povo
perdera levianamente a confiança do Governo
e só a poderia reconquistar
trabalhando a dobrar. Pois não seria
então mais fácil que o Governo
dissolvesse o Povo e
elegesse outro?

2
O poema de Brecht acima transcrito vai para os senhores magistrados e outras vítimas do populismo que por aí corre.

3
A fabulosa revista Poesia (tf. editores, Madrid) aparece com centenas de páginas dedicadas às ilustrações do D. Quixote. Imperdível.

4
História de um alemão de Sebastian Halfner (na D. Quixote) está à espera de leitores que gostem de ler e queiram saber como tudo se passou. Quem avisa...

5
O Atlas da National Geographic que se vende pelos quiosques semanalmente é o melhor Atlas dos últimos anos.

6
Amanhã vamos a votos. O engenheiro Sócrates acha que não é um teste ao governo. Ao que parece está convencido que nas médias e grandes cidades as pessoas votam num pobre diabo para presidente de câmara e num grupelho de vereadores que pouco mais são do que verbos de encher. Prepara-se para uma derrota estrondosa? Não tem importância são só autárquicas...

7
escapei aos tigres
alimentei os percevejos.
Fui devorado
pelas mediocridades.

(Brecht de novo)

16 comentários:

Primo de Amarante disse...

Não consigo pôr em Post

Levanto uma taça de uma garrafa de champanhe que hà CERCA DE 20 anos estava no frigorífico, para brindar aos eleitores de Amarante, à defesa da sua honra, da sua dignidade e do seu património intelectual e moral

VIVA AMARANTE!
VIVA AMARANTE LIVRE!
VIVA A HONRA, A DIGNIDADE E OS BONS COSTUMES!

Os amarantinos fizeram o que lhes competia, espera-se que a justiça faça o resto

Hoje sou amarantino, um amarantino emocionado.

VIVA AMARANTE!

VIVA O BLOG AMARANTELIVRE!

M.C.R. disse...

Bebo consigo, Compadre. E juro que detesto champagne. Até cicuta beberia, se calhar...
Um abraço

Primo de Amarante disse...

Está no Arquinho, na Amarante, o meu amigo Hugo à minha espera. Tiraram-me as chaves da porta e a minha filha diz-me que não estou em condições para guiar. Depois de insistir com os meus argumentos fui convencido pela refutação da minha filha:

«Pai bebeste muito e ainda não reparaste que em vez da porta de saída tentas entrar no quarto da tua sogra?!...»

Realmente estou desorientado.

Talvez a champanhe esteja estragada. Mas a garrafa já está vazio. Desconfio que só me resta dormir do sofá.

Primo de Amarante disse...

Está Fátima Felgueiras a falar em princípios e honra.

Desculpem! Vou ali e já venho. Vou ver se já me fanaram a carteira do bolso do casaco.

josé disse...

Parabéns, por todos nós. Não é só Amarante que conta.

Mas temos outros exemplos...e uma delas está agora mesmo a demagogizar na tv...e a ameaçar pessoas do PS quando já nem é membro do partido...

Bonito.

Primo de Amarante disse...

Viva Amarante livre.

Estou feliz por Amarante. No Marco também ganhou quem previa: não admira -- é sócio da associação dos amigos do Marco.

Pouco mais há para além de Amarante e de certa forma do Marco que justifique a minha alegria.

Talvez haja, ainda, uma lição: o aparelhismo que faz do blá-blá o sucesso político, perdeu. O PS tem de pensar em rever a prática política, de romper o cinturão de protecção de pseudonotáveis que procuram abrigo no aparelho de Estado e nas câmaras.

O PS tem 4 anos para corrigir erros, mas será que Sócrates e Coelho têm capacidade e coragem para o fazer?!...

Creio que não.

VIVA AMARANTE
VIVA A DEFESA QUE OS AMARANTINOS FIZERAM DA HONRA E DA DIGNIDADE QUE CONSTITUI O PATRIMÓNIO MAIS RICO DA SUA HISTORIA.

VIVA AMARANTE.

Primo de Amarante disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Primo de Amarante disse...

AINDA ESTOU POR PERCEBER POR QUE CONFUNDI A PORTA DA SAÍDA PARA A RUA COM A PORTA DE ENTRADA NO QUARTO DA MINHA SOGRA!!!!!!!

Eu, que sempre considerei que sogra é uma doença contagiosa.

M.C.R. disse...

Mais vale enganar-se na porta do quarto do que no resultado das eleições.
Por menos Guterres foi à vida. Por muito menos Ferro demitiu-se.
Era bom que alguém lembrasse ao 1º Ministro que a partir de hoje vai ser assado a fogo lento.
É que as maiorias parlamrentares tem de ser suportadas por maiorias populares.
E esta tremenda derrota ( e eu faço parte dos derrotados... ) nem sequer ocorreu a meio da legislatura...
Percebeu Senhor 1º Ministro? Ou prefere que lhe façam um desenho?

josé disse...

O nosso primeiro não se incinera por tão pouco!
Prefere a co-incineração com outro obstinado: o badalado Alberto que não se dá por achado noutras andanças, nas minas do prestígio europeu e ofende-se logo à mínima suspeita que a guerra aberta com a magistratura e os serviços de justiça em geral, teria algo a ver com as sequelas da pia casa...
Não se lembra do tempo do Salazar senão para dizer que foi perseguido, mas deveria lembrar-se também que então se dizia que em política o que parece, é.

E o que parece, no caso concreto, pode mesmo ser. Ou não ser, num paradoxo digno do gato de shroedinger.
Como se sabe, este gato escondido, não tinha o rabo de fora, mas podia estar vivo ou morto...
e é exactamente isso que se passa, no caso.
COmo dizia o velho brocardo latino:
"Cogitationis poenam nemo patitur"

É a sorte do bacano...e por isso não atiro pedras ao Cluny.

C.M. disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
C.M. disse...

Meu caro José, quando afirma que "a guerra aberta com a magistratura e os serviços de justiça em geral, teria algo a ver com as sequelas da pia casa..."
eu até diria que a guerra de Alberto Costa contra todos advém do facto dele ter levado umas "lambadas" da Polícia quando estudante em Coimbra; ficou "traumatizado". A guerra dele, particular, contra a Magistratura, advém do facto de, há uns anos, em Macau, ter tentado, enquanto Advogado, influenciar a decisão de um Juíz...deste facto foi pena os intervenientes no debate da Fátima de Campos Ferreira não terem dado notícia; ele merecia!

M.C.R. disse...

O Alberto Costa nunca andou em Coimbra. Estudou e formou-se na faculdade de direito da Cláasica em Lisboa.
Coimbra tem defeitos mas convém não exagerar

C.M. disse...

dOliveira, peço desculpa: então a minha "fonte" está errada quanto à Faculdade. Mas creio que a "lambada" foi mesmo em Coimbra; de qualquer forma garanto que é verdade o relatado acerca dos eventos de Macau.

M.C.R. disse...

Caro Delfim: em coimbra para tabaco, como soe dizer-se. Ou seja apanhei pela medida grande da polícia da guarda republicana dos pides á paisana que também molhavam a sopa quando a ocasião se lhes deparava. Não fiquei com ódios á magistratura nem sequer à polícia.
A regra do jogo era aquela, e pronto!
O cavalheiro Costa terá outros problemas mal exclarecidos. Por exemplo: se foi preso "bufou"?
Os arrependidos ou os que 2borregam" (termo militar) transferem mais tarde as suas culpas para os agentes da autoridade. Será esse o caso?
Eu recordo-me da criatura na universidade de Lisboa mas como não era especialmente interessante desconheço-lhe a biografia... mas começo a ter suspeitas. Aquilo é como o cavalheiro Marinho: doentio! Isto parece um país à MacCarthy: bufaria, extremismo acusatório, gritaria...
Estes tipos deviam ser exportados para as terras de Bush. Já

para que conste não sou magistrado nem exerço qualquer profissão jurídica.

C.M. disse...

Caro dOliveira, mas que grande ideia: exportá-los...pena a Sibéria já não ser o que era...eles até gostavam dos amanhãs que cantavam...bom local para Costa e apaniguados...