05 outubro 2005

Pelo sonho é que vamos (?)

5 de Outubro - Dia Mundial dos Professores

Image hosted by Photobucket.com

excerto do Diário de Sebastião da Gama

«Cada vez me apetece menos classificar os rapazes, dar-lhes notas, pelo que eles "sabiam". Eu não quero (ou dispenso) que eles metam coisas na cabeça; não é para isso que eu dou aulas. O saber - diz o povo - não ocupa lugar; pois muito bem: que eles saibam, mas que o saber não ocupe lugar, porque o que vale, o que importa (e para isso pode o saber contribuir e só contribuir) é que eles se desenvolvam, que eles cresçam, que eles saibam "resolver", que eles possam "perceber". »

excertos deste texto de Ademar Rodrigues dos Santos

«No ano em que se comemora o primeiro centenário da morte do grande filósofo alemão [Nietszche], seria prudente e útil que revisitássemos tudo aquilo que ele luminosamente escreveu sobre a educação e o ensino e que aprendêssemos com ele, pelo menos, uma coisa: não foram as ciências da educação (por mais ocultas ou estúpidas que pareçam), nem as pedagogias humanizadoras do século XX que fizeram da escola contemporânea de massas, dita democrática, a fraude que ela é...

Um dos mais celebrados e comentados pedagogos portugueses do século XX foi Sebastião da Gama. A propósito do seu "Diário", escreveu Jacinto do Prado Coelho: "Sem sensibilidade e sem idealismo de poeta não vale a pena ser professor." Sebastião da Gama, apesar de ter vivido tão poucos anos, percebeu em pouco tempo o que tantos ignoram toda a vida: que a escola, ou está ao serviço do desenvolvimento pessoal e social de cada aluno em concreto, ou não passará jamais de uma máquina estúpida para a produção em série de pinóquios replicantes.»

num tempo em que "o sonho de Sebastião da Gama" parece cada vez mais distante, na prática e já também nas teorias, dedico este post a todos os colaboradores e leitores que exercem/exerceram funções docentes, mas muito em especial à Amélia, ao compadre Esteves, ao Rui do Carmo e ao Rebeldino Anaximandro.

6 comentários:

Kamikaze (L.P.) disse...

Sebastião da Gama tem um Museu, inaugurado em 1999.
Espero que seja melhor que o respectivo site!

Kamikaze (L.P.) disse...

Foto no post - painel de J. Turin no Instituto de Educação de Paranaguá
Foto de Liza Caprilhone

Amélia disse...

Obrigada por se lembrar deste nosso / e em particular meu, Dia (é que é também de aniversário meu - e como sou professora, não sei se será por isso que me dá grande alegria que este seja também o dia do professor).Vou enviar-lhe um pequeno texto sobre isso de ser professor.Quando era orientadora de estágio o 1ºlivro que «obrigava» a ler aos estagiá-
rios era mesmo o de Sebastião da Gama, o professor de mãos limpas.
E sim...Pelo sonho é que vamos,sim-atéporque:Haverá outro modo?Um abraço a todos e, em especial, aos professores do incursões.

Primo de Amarante disse...

Ademar amigo. Nunca me esqueci do tempo em que fui acolhido na tua cas, em Coimbra.
Um abraço.

Kamikaze (L.P.) disse...

Rui: fiquei curiosa...podes levantar ao menos uma pontinha do véu?
Compadre: agora que já voltou da caça, essa actividade tão historicamente viril quanto para mim cada mais incomprensível, será que irá finalmente abrir a sua caixa do correio?

Primo de Amarante disse...

Sou tão distraído que já nem me lembrava que tinha caixa do correio