5 de Outubro - Dia Mundial dos Professores
«Cada vez me apetece menos classificar os rapazes, dar-lhes notas, pelo que eles "sabiam". Eu não quero (ou dispenso) que eles metam coisas na cabeça; não é para isso que eu dou aulas. O saber - diz o povo - não ocupa lugar; pois muito bem: que eles saibam, mas que o saber não ocupe lugar, porque o que vale, o que importa (e para isso pode o saber contribuir e só contribuir) é que eles se desenvolvam, que eles cresçam, que eles saibam "resolver", que eles possam "perceber". »
excertos deste texto de Ademar Rodrigues dos Santos
«No ano em que se comemora o primeiro centenário da morte do grande filósofo alemão [Nietszche], seria prudente e útil que revisitássemos tudo aquilo que ele luminosamente escreveu sobre a educação e o ensino e que aprendêssemos com ele, pelo menos, uma coisa: não foram as ciências da educação (por mais ocultas ou estúpidas que pareçam), nem as pedagogias humanizadoras do século XX que fizeram da escola contemporânea de massas, dita democrática, a fraude que ela é...
Um dos mais celebrados e comentados pedagogos portugueses do século XX foi Sebastião da Gama. A propósito do seu "Diário", escreveu Jacinto do Prado Coelho: "Sem sensibilidade e sem idealismo de poeta não vale a pena ser professor." Sebastião da Gama, apesar de ter vivido tão poucos anos, percebeu em pouco tempo o que tantos ignoram toda a vida: que a escola, ou está ao serviço do desenvolvimento pessoal e social de cada aluno em concreto, ou não passará jamais de uma máquina estúpida para a produção em série de pinóquios replicantes.»
num tempo em que "o sonho de Sebastião da Gama" parece cada vez mais distante, na prática e já também nas teorias, dedico este post a todos os colaboradores e leitores que exercem/exerceram funções docentes, mas muito em especial à Amélia, ao compadre Esteves, ao Rui do Carmo e ao Rebeldino Anaximandro.
6 comentários:
Sebastião da Gama tem um Museu, inaugurado em 1999.
Espero que seja melhor que o respectivo site!
Foto no post - painel de J. Turin no Instituto de Educação de Paranaguá
Foto de Liza Caprilhone
Obrigada por se lembrar deste nosso / e em particular meu, Dia (é que é também de aniversário meu - e como sou professora, não sei se será por isso que me dá grande alegria que este seja também o dia do professor).Vou enviar-lhe um pequeno texto sobre isso de ser professor.Quando era orientadora de estágio o 1ºlivro que «obrigava» a ler aos estagiá-
rios era mesmo o de Sebastião da Gama, o professor de mãos limpas.
E sim...Pelo sonho é que vamos,sim-atéporque:Haverá outro modo?Um abraço a todos e, em especial, aos professores do incursões.
Ademar amigo. Nunca me esqueci do tempo em que fui acolhido na tua cas, em Coimbra.
Um abraço.
Rui: fiquei curiosa...podes levantar ao menos uma pontinha do véu?
Compadre: agora que já voltou da caça, essa actividade tão historicamente viril quanto para mim cada mais incomprensível, será que irá finalmente abrir a sua caixa do correio?
Sou tão distraído que já nem me lembrava que tinha caixa do correio
Enviar um comentário