27 janeiro 2006

Au Bonheur des Dames nº 17

Gloriosos Naufrágios 1

Isto para ser levado de forma profissional havia de ser destacado do bonheur e apresentado como série própria, com matrícula na polícia (como as antigas peripatéticas, tão bem cantadas pelo Assis) e registo na repartição de patentes (coisa fácil de arranjar se tivermos um patrono como o DLM que a seu tempo verá nascer uma secção “ad usum delphini” que eu estou em boa idade para ensinar e ele para aprender). Mas sou mais anarqueirão que um bando de pardais e já não há santo que me valha. Que eu até tenho 18 santos com o meu nome, sendo que um deles foi papa em 308-309 com o seu próprio nome (ora tomem lá!) e diz a lenda que o malvado imperador Maxêncio o fez moço de estrebaria e depois que o mandou matar pisado pelos cavalos. Mas parece que o papa Marcello 1º (terá havido mais?) morreu de morte natural e não pelos coices das cavalgaduras. Terá deixado esse destino ao escriba que estas vai traçando e que sobre ser ingénuo é canhoto de pata e de coração. E fiquem sabendo que eu até já fui à igreja de S. Marcello sita em Roma e numa rua bem principal. Mas a gente, com estas e outras que a seu tempo virão, vai-se desviando do propósito inicial e depois o leitor José fala dos textos fleuve do mcr.
Ora então anuncie-se ao que vimos: um certo Galo (mais galispo que galo, pelos vistos...) acolitado por um certo Francisco Bruto da Costa conhecido gourmet de especiarias orientais (e não só..., acrescentaria eu) resolveu perguntar-me que destino tiveram duas jovens que eu, inocentemente segui até um anfiteatro. E a coisa não ficou por aqui: o Carteiro (que *** sempre duas vezes), o José e até a nossa transatlântica Sílvia insistem em saber destes “idílios difíceis” (para citar um texto do meu amadíssimo Ítalo Calvino, lido por essas longínquas épocas em que bemgastava a minha “juventud divino tesoro” por Coimbra.
Um dos meus ancestros, conhecido pela sua longa e bem sucedida vida amorosa deixou aos herdeiros um par de dívidas e uma máxima: “um cavalheiro nunca se gaba das aventuras amorosas que lhe foram concedidas”. Ou, no máximo, prosseguia o varão ilustre (e nunca duas palavras foram tão bem aplicadas...) contará a história sem citar datas nomes e lugares. Exceptuam-se as grandes cidades (Paris, Viena ou Roma) porque aí a multidão torna tudo anónimo.
Portanto os leitores ficam desde já avisados que o que aconteceu irá com um manto forte de fantasia sobre a nudez frágil da realidade. Isto não é bem Eça (oh quem me dera!...) mas serve.
Vejamos então, e em dose aconselhável para os cavalheiros e a gentil dama já citados, o que se passou com uma das duas meninas. Pois pouco, maravalhas, há que confessá-lo. E vejamos. Durante um par de semanas cruzei-me com uma caloira de Germânicas, cujo nome rapidamente descobri, no Bar de Letras. A coisa era mais ou menos assim: ela sentava-se numa mesa com um par de amigas ou colegas, e eu mais rápido que um mig-21, avião muito em voga na época, picava em voo rasante pelas imediações até conseguir mesa propícia em frente da ninfa inocentinha. Uma vez colocado, iniciava um ataque de olhares na altura conhecido como oftálmica assassina”. Fitava a jovem com o ar absorto e frio dos verdadeiros libertinos (na altura os rapazolas educados liam muito Roger Vaillant, trazido por Cardoso Pires e os que persistiam nesse caminho perigoso começavam a interessar-se por Stendhal e Laclos e acabavam nos chamados “infernos das literaturas”) e quando ela levantava os olhos apanhava de frente a dita oftálmica paralisante. Ora ocorre que, logo pela 2ª ou 3ª tentativa, a criaturinha sustentou o meu olhar com uma firmeza altamente prometedora. Isto, para abreviar, durou quinze dias, e eu andava desesperado por encontrar alguém que ma apresentasse. Naquele ano de 1961 as coisas corriam dessa maneira. Havia necessidade de apresentação, arranjada num encontro “casual” com três pares de aspas e normalmente a visada já tinha informação certa e segura do gavião que lhe rondava o beiral.
Devo dizer-vos que a donzela em questão valia o seu peso (aliás leve) em metais preciosos. Cabelo negro, bem apessoada e uns olhos azul escuro, ai!, uns olhos de danar um santo quanto mais um leigo que, por junto, de virtude só tinha um papa com o seu nome...
Como os leitores já perceberam esta troca de olhares esta “oftálmica” prolongada fazia-me andar a cem pulsações. Caloiro em terra estranha (eu até nasci na maternidade de Coimbra mas à traição: resolvi anunciar a minha vinda com alguma antecedência e a minha boa mãe, dezanove anos inocentes, quando sentiu romper-se o saco das águas em pleno cinema Peninsular da Figueira da Foz ficou envergonhadíssima e murmurou ao meu pai que tinha feito xixi. O Pater, médico e ginecologista, logo desconfiou e, ala que se faz tarde, para a maternidade de Coimbra. E aí, assistido pelo professor Lúcio de Almeida e mais não sei quantos colegas de curso e da mesma especialidade, nasci eu, bonito e repolhudo como se deve. De todo o modo o que eu não daria por ter nascido em pleno cinema durante um filme americano com, se não estou em erro, o Tyrone Power!!!)
Raios partam estes parêntesis que me tiram do sério... Voltemos à vaca fria: o romance alimentado a olhares que eu pensava frios e deveriam ser mais langorosos que uma valsa de Strauss. Vergonhas porque um passa. Quem nunca fez figuras ridículas por amor é favor sair desta leitura.
Ora chegou o dia entre todos fausto em que encontrei um colega que me disse conhecer perfeitamente o objecto da minha paixão. Valha a verdade que, mesmo apaixonado (ou algo no género), eu não era imprudente. Vai daí com rodeios de índio moicano fui-lhe extorquindo informação valiosa. Quem era, donde, namorados? etc... Tudo correu às mil maravilhas até ao momento em que ele me confidenciou que a jovem era míope como uma toupeira mas que se recusava a usar óculos. Que não via a um metro, metro e meio de distancia e que até “tinha havido um par de parvos que tomando a sua miopia por convite se tinham acercado lampeiros e dolicodoces!”
A bomba atómica que me caiu na cabeçorra não tem descrição. Era todo um idílio que se esfumava pela falta miserável dumas lentes de contacto que só começaram a vulgarizar-se dois ou três anos depois.
Embezerrado, comecei a passar de largo e nunca cheguei à fala com a míope mais misteriosa que cruzou o meu caminho.
Ora aqui está uma boa “estória” para os voyeurs que queriam coisa mais suculenta. É para que saibam! Eu, histórias destas, de naufrágios, tenho mais que a História Trágico Marítima inteira. Mas...não sei porquê recordo-as hoje com um doce sabor de Verão e laranjas. E alfazema, muita.
Como os leitores vêm a cultura clássica e os amores dão-se bem. Ou como dizia o espanhol : “con el palo dando y a Dios rogando”. Eu sigo a velha regra: primum vivere deinde philosophare. Com uma diferença: vai tudo ao mesmo tempo.

Vai dedicada aos senhores “Galo”, DLM, F.B. da Costa, Carteiro, José leitor e amigo, e à nossa especialíssima convidada do ultramar Sílvia.
Escrito sob os auspícios de Wolfgang Amadeus que faz hoje 250 anos. Na companhia do canal Mezzo que vai dar 24 horas de Mozart.

14 comentários:

Silvia Chueire disse...

Acho muita graça de vocês que sempre pensam que são os sabidos e as moças as "inocentinhas" : )
E depois MCR, um cavalheiro da sua envergadura desistir por causa de uma mera miopia? Pois então vc não sabia que os ( as, no caso )míopes para verem bem têm que olhar bem de perto? E não estava aí uma boa desculpa para uma conversa casual mas literalmente próxima ?
Shame on you... : )
Mas eu sei, isto acontece, coisas da inexperiência. : )

Abraços compreensivos,
Silvia

Informática do Direito disse...

Pois, o meu caro MCR não sabe mentir – a sua “estória”, que ia tão bem encaminhada, sofre de um corte abrupto, vê-se que há ali claramente um corte, digamos, epistemológico, para usar uma expressão que nós usávamos um pouco mais tarde (late sixties/princípios dos setentas)... e rararamente compreendíamos (o bom do Althusser provavelmente riria até às lágrimas se viesse a saber dos tratos de polé de que a sua tão nobre inspiração filosófica era vítima).
Aceito, naturalmente, o manto diáfano da fantasia, não vá a nudez forte da verdade tornar-se exageradamente desnuda, já que falamos de beldades míopes e de jovens galifões a patrulhar as proximidades, combinação consabidamente assaz explosiva.
Curiosamente, cá por Lisboa também os aspirantes a juristas frequentavam o bar de Letras, onde por vezes também aconteciam atinanços abaixo de qualquer suspeita.
Creio que esse acrisolado amor à cultura clássica era, portanto, generalizado a todas as latitudes do nosso rectângulo.
Obrigado pela sua prosa bem-humorada e cheia de estro e de conteúdo.
Pode continuar a mentir que ninguém irá levantar o incidente da falsidade...

M.C.R. disse...

Muito obrigado a ambos que têm paciência e tempo para me ler. Ai querida Sílvia, V. não vê que um rapaz de 18 aninhos naqueles anos tremendos? Aquilo era uma coisa inacreditável. quer acreditar que foi só em 1962 ou 1963 que começaram a ser permitidos os biquinis na praia? E por causa do turismo internacional que na altura descobria as praias portuguesas como agora se dcescobrem as brasileiras...
FBC: não queria ser reu num tribunal seu... mas a história é verdadeira. Tem graça ninguém ter perguntado pela outera jovem...

C.M. disse...

Um mergulho na aventura, este texto de MCR. Nunca sabemos como vai acabar...

Muito obrigado pela dedicatória.

Um Abraço

dlmendes

josé disse...

Humm...a história, si non e vera e ben trovata!
Mas...afinal, a outra? L´altra ragazza?

Tirando historietas, há por aí um assunto que foi aflorado ao de leve e que tem muito interesse: a tradução de obras estrangeiras.

No Verão, ouvi na Antena 1, uma entrevista com António Pedro Vasconcelos, na qual se demorou a falar de livros que leu na infância e nos que aconselhou ao filho. E fiquei impressionado ao ouvir dizer que havia obras clássicas, traduzidas em português que desvirtuavam completamente o sentido do original.
Até apresentou exemplos que não fixei.
Gostaria de ouvir outra vez a entrevista por causa disso.

Mas antes, abiamo bisogno di cognoscere l´altra ragazza...

M.C.R. disse...

Giuseppe: lei é piu che un furbo. Lei é un furbonne!

o sibilo da serpente disse...

Clap,clap, clap!A história é tão bem contada, que não me interessa se é verdadeira ou ficcionada. E a história da outra rapariga só intressa, porque nos vai dar outro belo texto. Não vai, MCR?

o sibilo da serpente disse...

Caro Defim LM: só agora vi a referência ao meu livrito nos comentários mais abaixo. Não procure. Eu não tenho nenhum virgem, mas vou tratar de arranjar um para lhe enviar, ainda que seja um modesto "pagamento" da sua dissertação sobre o meu problema. Um abraço. (procuro o seu endereço no site da OA)

Silvia Chueire disse...

Dei gargargalhadas com a justificativa do Galo para não perguntar sobre a outra moça.
Eu não perguntei porque para mim ( inocente, eu) pareceu claro que o protagonista da história não se interessou por ela.
Já agora que ele mesmo coloca a questão, ela assume relevância e a mim também causa curiosidade.

M.C.R. disse...

bem digo eu! Isto é um clibe de voyeurs e voyeuses impenitentes...
Querida Sílvia: eu tinha 18 anos em 1960, era caloiro e o país era simplesmente uma sacristia bafienta.
Você nem calcula como isto era naquela época. E a mior parte dos bloguistas, porque bastante mais nova, idem.
Nesse mesmo ano uma senhora acompanhada pelo marido foi expusa de um café no Porto por ter puxado por um cigarro,,,
E na faculdade de letras de Coimbra, só em 1964 - se não erro - é que se permitiu ás alunas usarem calças!!!

C.M. disse...

Meu Caro MCR, essa história de se permitir, nos anos 60, de as alunas vestirem calças, foi um atentado à poesia que passava na rua, às "paisagens" românticas de que o meu amigo foi, sem dúvida, vítima...ahahah

M.C.R. disse...

Livra! estou a cometer gralhas á velocidade da luz. Desculpem que é o resultado de escrever à pressa como se eu fosse algum perito nisto de computadores.
Delfim: eu acho que as saias dão muitas hipóteses a uma mulher bonita e bem feita. As calças também com um pró e um contra: o pró é se a usuária não é gorda nem tem anca larga. O contra é o frio que as pobres rapavam no inverno. E vice-versa.
Li noutro comentário o seu elogio da música sacra antiga. Também estou nessa, olá se estou: Então a missa do homem armado é um espanto. aliás há um livro do Nuno Bragança, autor agora tão estupidamente esquecido..., onde se refere que o personagem principal antes de se lançarr numa arriscada aventura a vai ouvir a uma igreja.
E já agora: conhece os grandes spirituals negros?

C.M. disse...

Caro MCR, gosto mais de um "Te Deum", de Mozart.

Mas é verdade, não estou familiarizado com os espirituais negros...

Os chamados espirituais negros (ou gospel não é verdade?) remontam à época da escravatura...muito triste...

Lembro-me apenas de uma melodia famosa, o "Oh Happy Day" ...linda, por sinal...

M.C.R. disse...

Pois meu Caro familiarize-se! Os golpel são os spiritual de igreja (baptistas geralmente. Ou seja o gospel não tem (ou melhor: tem menos) uso comercial. Digo-lhe uma coisa: quando fui a NYork (e só lá fui uma vez, ahime!...), fui a uma igreja no Harlem para assistir a um serviço religioso, uma missa, vá, com gospel. Nem lhe comnto a intensa comoção, a possessão que me invadiu. Abeleza etérea daquelas vozes, coro e solistas, o ritmo, a fé que se pressentia.
Também já tive oportunidade de assistir a missas cantadas à boa moda antiga. Acabam por ser parecidas ainda que o canto gregoriano apele a uma emoção mais contida.
Nunca assisti a nenhuma missa ortodoxa embora tenha vários discos de música religiosa russa. É admirável. E nunca esquecerei (e tantos anos passaram já) uma noite em que distraidamente ouvia rádio e deu A grande Páscoa Russa e mais qualquer coisa que era abslutamente lancinante.
Quanto ao Requiem de Mozart: claro, também escusava de me bater com um martelo pilão. E o de verdi não lhe fica atrás. E já agoraTenho na memória alguma música de caracter sagrado ou para-sagrado contemporanea (ia jurar que seria Penderecky mas não posso confirmá-lo ) que também não está nada mal.
Finalmente em Moçambique (norte, região makua) ouvi uma vez uma adaptação da missa luba que me encheu as medidas. E tão pobre que eram os instrumentos: alguns tambores, folhas secas nos pés dos cantores e pouco mais. Mas que alegria e que mistério.