22 janeiro 2006

Contente, muito contente


Estou contente, muito contente. Tal como previ, foi à justa, mas foi à primeira: Cavaco Silva é o novo presidente da República. Se tal não tivesse acontecido, confesso que sofreria uma enorme desilusão.
Talvez nada disto seja muito racional da parte de quem nunca se assumiu como "cavaquista". De quem muitas vezes se pronunciou contra Cavaco. Confesso que a minha preferência por Cavaco nunca teve nada a ver com o facto de sermos militantes do mesmo partido. Foi um apoio intuitivo, emotivo. Quase uma questão de fé. Foi um apelo muito forte, uma aposta que me leva a voltar a acreditar em Portugal, num momento de profundo desânimo. Num momento em que todas as crises se instalam entre nós, numa altura em que os pilares do Estado de Direito tremem.
Estarei a ser demasiado optimista, quem sabe? Logo se vê. Mas é a minha fé: a fé de que as coisas, com Cavaco, só podem melhorar. Não espero dele que governe - mas espero que sirva como um referencial de confiança, de rigor, de solidariedade institucional. E também que sirva como um factor de equilíbrio entre os poderes.
Que Deus ajude Portugal.

4 comentários:

Primo de Amarante disse...

Não era preciso ser bruxo. Estava escrito no modo como governava o PS e como uns "PS (s) se governavam.

o sibilo da serpente disse...

Uma das coisas que espero de Cavaco é que seja também um referencial de uma nova forma de encarar a política, que sirva de lição aos partidos. É que, enquanto muitos diziam que ele secou o PSD enquanto líder,eu acho que ele teve de ser assim para não ser engolido.

M.C.R. disse...

Meu caro Carteiro
Durante nove anos Cavaco mandou e desmandou no PPD. Até qur resolveu quebrar o primeiro tabu e entregou a Nogueira um partido exangue. Que meio ano depois perdia as eleições. E vinha das maiores maiorias absolutas que Portugal alguma vez teve.
O tempo, esse tem´vel escultor, dirá se este Cavaco é diferente daquele outroou, mais proximamente do que perdeu para Sampaio, Acho comovente a sua fé mas convirá que é só uma fé. A minha como terá reparado na minha Carta ao meu amigo Manuel era pouca e anunciava entre linhas um combate perdido por isso estou conformado. Mas qque ninguém gosta de perder é um facto.Paciência...
Um abraço

Primo de Amarante disse...

Cavaco só é melhor, porque fica mais barato. Do resto...