21 janeiro 2006

Definitivamente, não percebo...


Notícia do JN de hoje sobre a audição parlamentar ao PGR:


Confrontado pelos deputados as constantes violações do segredo de justiça, Souto Moura disse já ter colocado processos-crime a quase todos os órgãos de comunicação. Também as penalizações deveriam ser revistas, defendeu o PGR, sugerindo a existência de coimas que atingissem não apenas os jornalistas, mas também as próprias empresas, responsabilizando as direcções editoriais. No limite, admitiu Souto Moura, poder-se-ia chegar à suspensão dos títulos. Questionado sobre a "banalização das escutas" e a fiabilidade do respectivo processo, o procurador admitiu que a criação de um organismo, "fora dos tribunais", que controlasse as escutas". Reconheceu, porém, que um organismo desse tipo não teria "cobertura constitucional".

Pois. É isto mesmo que eu não consigo perceber: processos-crime a quase todos os OCS, por violação se segredo de justiça? Será que os jornalistas andam a assaltar os tribunais para vasculhar processos? Já uma vez me manifestei aqui sobre o estapafúrdio processo que o MP moveu a 36 jornalistas por violação de segredo de justiça no caso Casa Pia. Estranhei que tivessem constituído arguidos 36 jornalistas e não tenha conseguido apanhar mais ninguém. Um polícia. Um magistrado. Um advogado. Um funcionário judicial.
O que se pretende afinal? Que a culpa esteja nos jornalistas a quem alguém passa informações? E quem as passa? Esses não contam?
Uma entidade externa aos tribunais a controlar as escutas? Quem? Eu? Eu e os meus amigos? Os colaboradores do Incursões? O SIS? O exército? O Pinto da Costa? O Valentim Loureiro? O presidente da República? O Bibi?
Valha-me Deus! Então isso não é uma coisa da justiça? Para que servem os magistrados? Não será para cumprirem a sua função, no respeito pela legalidade? Uma entidade externa? Valha-me Deus, outra vez... No fundo, o que o PGR acabou por reconhecer foi que o sistema de justiça não consegue cumprir a sua função. Ou estou enganado? Será da hora?


(Já agora: e quem vai controlar essa entidade externa?)

Sem comentários: