25 janeiro 2006

Globalização

A partir de hoje e até Domingo, em Davos, na Suíça, 2340 representantes da elite política e económica mundial reúnem-se num Fórum para debater assuntos relacionados com as reservas de petróleo e gás mundiais, e, ainda, sobre a força e a importância da China e da Índia na economia internacional.

Para possibilitar aos participantes a descontração que na circunstância o bom gosto exige, também foram convidadas personalidades como o vocalista dos U2, Bono, a actriz Angelina Jolie e o ex-jogador de Futebol Péle.

Entretanto, nos arredores de Davos, no próximo sábado, centenas de pessoas vão participar numa manifestação contra o encontro que consideram a promoção de valores neo-liberais. Como de costume, cerca de três mil soldados estarão no local para evitar que esta manifestação perturbe os participantes do Fórum.

Paralelamente ao Fórum Económico Mundial começa também, esta quarta-feira, o Fórum Social, em Caracas. Vão discutir formas de organização mundial alternativas, anti-guerra, anti-pobreza, assim como formas de combater os problemas ambientais.

No Domingo realiza-se uma marcha onde se estima poder estar cerca de 50 mil pessoas de 170 países.

Sem comentários: