24 fevereiro 2006

Dúvida sem método

Da utilidade da cadeira de rodas da Irmã Lúcia
A nossa querida irmãzinha Lúcia viveu no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, terra de enormes belezas conservadoras, ortodoxas e outros maravilhosos conceitos acabados em -ade, como infidelidade, filha-da-putade, sacanade... (ouço na televisão aqui do convento, que eu não conheço este vocabulário, senhoras, não conheço!) Ora, o quartinho da nossa irmã Lúcia mantém-se no Carmelo tal e qual, tal e qual, deusas nos valham: a cama de ferro, a almofada, o rosário, a mesa com a estátua da senhora em tamanho gigante sobre uma toalha de cetim e renda, o Cristo cruxificado, por todo o lado, uma ovelhinha branca de brinquedo, e uma cadeira de rodas. A santa cadeira que a transportou. Tudo em exposição. E eu estava aqui a pensar em escrever à madre superiora do Carmelo de Santa Teresa, e perguntar se não se importaria de emprestar a cadeirinha da
santa-quase-canonizada, a uma senhora de idade que mora na rua do nosso convento, e que vive com uma reforma de 230 euros, e que não sai à rua porque não tem dinheiro para remédios, quando mais para cadeiras de rodas. Pensei eu.

Do blog sociedade anónima. Um blog no feminino com piada, género
"Donas de Casa Desesperadas". O que retiro daqui: a autora do texto quer a "caridadezinha" de pegar na cadeira de Lúcia para a dar à senhora de idade que vive ao lado dela... Será a a autora de esquerda ou de direita? A minha opinião: ela pretende ser de esquerda, mas é da direita mais trôpega. Mas isto sou eu a dizer, que não percebo nada destas coisas...

4 comentários:

Mocho Atento disse...

Hoje há muitas instituições que podem ceder gratuitamente cadeiras de rodas.

Se conhecer a velhinha de Coimbra que precisa de cadeira, posso indicar quem lha ceda gratuitamente.

Em Portugal não há falta de respostas sociais. Há é muita falta de procura de soluções e muito comodismo, dos serviços e dos utentes.

M.C.R. disse...

É o que eu digo, caro Carteiro, o que eu digo...

Kamikaze (L.P.) disse...

O Mocho e bem capaz de ter razao...! Segreda-me a intuiçao e alguma experiencia profissional.

PS - o carteiro anda ca um "provocador"!!! :)

o sibilo da serpente disse...

Kamikase: antes do tornado, eu já era assim. Só que aí notava-se menos.