25 março 2006

Diário Político 15



De troca-tintas está o mundo cheio


Justify Full

O Dr. Rebelo de Sousa entendeu brindar o país e o mundo com mais uma frase tão tonitruante quanto impensada. "Temos um Estado a apodrecer e um governo a levitar" terá dito o fogoso líder partidário referindo-se ao fecho "escandaloso" do parlamento durante a campanha do referendo.

O "Público" de 22 de Outubro resolveu pedir a um repolhudo grupo de individualidades um depoimento sobre tão terrível afirmação. Foi um fartote. Vejamos: os senhores drs Carlos Carvalhas e Octávio Teixeira recusaram-se a responder provavelmente por entenderem que o estado burguês é sempre podre ou o contrário, nunca se sabe. Claro que poderíamos supor que não respondem por julgar a questão ociosa mas se assim é não se percebe a razão de 99% das suas respostas aos jornais.

Dos que responderam faça-se um distinguo. De um lado há os adeptos do putativo levitante governo que entendem que o governo tem peso e gravidade suficientes para continuar a sua caminhada e do outro há os que aplaudem a severa condenação marcelista. No 1º grupo estão os Srs. drs Alberto Martins e Francisco de Assis e no 2º os drs Marques Mendes e Carlos Encarnação. Como nota original cite-se Assis que acha que é a liderança do PSD que está degradada mesmo que lhe repugne a ele Assis usar tal palavra que não obstante usa, e Martins para quem a frase de Marcelo tem laivos de tremendismo tanto mais que considera que "as perversões e corrupções na democracia vivem na clandestinidade..."

Martins ainda vai ter de me explicar como é que as perversões haviam de viver repimpadamente à crua luz do dia sem serem incomodadas sequer por um cabo de esquadra. E, já agora, porque raio está sempre a dizer tremendismo?

Os argumentos pro Marcello não melhoram a citação pelo que se não referem por mera economia.

Há ainda mais três preopinantes de diferente postura. O dr. Queiró acha que o Estado está a crescer demais mas esquece-se de nos informar se tal inflamação é ou não sinal de apodrecimento... O dr. Costa Andrade, "jurista", acha a frase hiperbólica e deixa um reparo ao dr. Rebelo de Sousa ao afirmar que se este a tivesse dito a sério deveria desde logo cortar o mal pela raiz usando o bisturi de que dispõe. Trocando por miúdos: Marcello nem as pensa!

Para o fim fica o melhor naco. O sociólogo José Luís Garcia (que gasta cerca de um terço do espaço reservado a todos...) diz:
a) os portugueses acham que a política é porca e
b) esperam que os políticos lhes dêem o céu na terra
c) assim mostrando que amam os ditadores como Cavaco (Silva)
d) 0 estado está tão podre quanto estava o italiano
e) Marcelo está contaminado por Portas e este, encurralado, diz mal do PSD
todavia
f) a lucidez (que já atingiu a cabeça de Sampaio) há-de surgir, que as elites já começaram a dar sinais de querer alterar a situação o que é natural visto que temos 24 anos de democracia e 17% de analfabetos e somos quem menos jornais lê na Europa (§ 4º do depoimento quase ipsis verbis)

Finalmente e dando mostras da sua vasta cultura política diz Garcia que com uma "procuradoria geral actuante e um jornalismo independente por cá aconteceria qualquer coisa" (como na Itália) por exemplo: a revelação de casos, como o de Giulio Andreotti líder do PSI que teve que sair do país".

Faço parte do grupo que entende que o direito à asneira deve ser mantido e tolerado desde que do seu uso, ou mesmo abuso, não resultem prejuízos para a comunidade. As opiniões penosamente redigidas por Garcia poderão revelar as debilidades dos ensinos da gramática e da sociologia ou só do seu autor mas isso apenas nos permite não as ter em conta.

Agora vir dizer que um conhecido dirigente da falecida Democracia Cristã Italiana foi líder do também sepultado Partido Socialista Italiano é que já é grave. Mas há pior: Andreotti vive em Itália e lá tem respondido a um par de processos que pretendem apurar se ele teve alguma ligação à onoratta societá e à execução de um jornalista de escândalos.

Quem está já condenado e, por isso fugido à justiça italiana é outro cavalheiro de nome Bettino Craxi, esse sim ex-secretário geral do PSI e ex-governante de Itália.

Parvoejadas como a comparação torpe entre Fidel e Cavaco fazem com que um anti cavaquista como eu se arrepele. Tontices pseudo-culturais sobre a visão estereotipada da política avocada (?) por alguns portugueses temperada com uma referência ao Sul e ao Mediterrâneo fazem um ateu começar a rezar para que o Espírito Santo desça e ilumine a cabecinha do senhor Dr. Garcia.

Roga-se em consequência ao "Público" que faça justiça a esse robusto talento e o transfira para a secção de anedotas.


Outubro de 98

nota: eu tinha prometido ao Dr. Coutinho Ribeiro um texto a propósito do dr Luis Filipe Meneses mas ainda ando à procura dele nos arcanos do meu computador. De vez em quando (ontem, por exemplo) vejo-o vivo e de saúde mas quando vou por ele o malandro esconde-se. Mas eu encontro-o se Deus quiser.

1 comentário:

o sibilo da serpente disse...

Eu espero, caro dOliveira, eu espero...