16 maio 2006

Os amigos de Scolari

Durante muito tempo, a selecção nacional de futebol reunia em cada momento os jogadores portugueses em melhor forma para disputar uma partida, um torneio ou um campeonato. Discutia-se as opções do seleccionador, mas sabia-se que, em princípio, estavam lá os melhores atletas do momento.

Com Scolari, pelo contrário, a selecção passou a ser o “clube de amigos” do treinador brasileiro. Não é necessário estar em boa forma, ter feito um grande campeonato, ser regular ou até…ter clube. Com Scolari, se o jogador é amigo e fiel, está garantido na selecção. Por isso, não é necessário avaliar competências e desempenhos.

Quim é o 3º guarda-redes do Benfica? Nuno Valente esteve lesionado praticamente toda a temporada? Ricardo Costa foi quase sempre suplente no FC Porto? Costinha está sem clube e não joga há meio ano? Hugo Viana praticamente não jogou no Valência? Nuno Gomes esteve lesionado nos últimos dois meses? Hélder Postiga passou incógnito pelo campeonato francês? Não importa. Scolari gosta deles, é seu amigo e protege-os.

É verdade que não gosto do “senhor Scolari”. Mas o que aqui importa relevar é a falta de critério e de rigor na escolha dos jogadores que vão representar Portugal no próximo Mundial. Parece que a fidelidade para com o chefe se sobrepõe à isenção, ao rigor e à competência. Lá vamos andando e rindo…e a pagar-lhe como poucos por essa Europa fora.

2 comentários:

Inspector Serôdio, José Serôdio disse...

Pois é, por essas e por outras é que a Selecção de Sub-21, cá para mim, é mais forte que a A:
ele é Quaresma, Moutinho, Raulk Meireles, Manuel Fernandes, Custódio, Hugo Leal, etc...

C.M. disse...

Ai Caro JCP, que de bola não percebo nada...