26 junho 2006

outra rapidinha: à 3ª foi de vez!

Apesar do futebol, apesar do Verão, apesar da histeria do senhor Berlusconi, os eleitores italianos não hesitaram em voltar às urnas pela terceira vez confirmando (e de que maneira!!!) as escolhas políticas anteriores que tinham escolhido a esquerda para governar. Relembremos que Prodi foi eleito com uma pequena maioria, que essa maioria se fortaleceu nas eleições regionais e comunais (onde Berlusconi jurava que seria o início da derrota da esquerda...) e que ontem e hoje, num referendo vital as propostas federalistas da direita sofreram uma derrota espetacular: 63% contra 37%.
Mais importante é o facto de nem sequer no Norte a direita vencer. Perdeu por 47,5% contra 52,5%. Mais ainda: Veneza ou Milão votaram contra a direita, o que não é despiciendo. Claro que nass restantes regiões ( Centro 67%; Sul 77%; Ilhas 71% a favor da esquerda e da frente do Não) a vitória da nova maioria política foi esmagadora. E o caso não era para dadas as propostas insolidárias em jogo.
Conviria finalmente fazer notar que nete referendo houve uma afluência de 53% que é a mior registada nos ultimos anos. Ou seja: os cidadãos mobilizaram-se para enterrar (espera-se que definitivamente) o senhor Berlusconi.

Sem comentários: