20 janeiro 2007

Farmácia de serviço nº 28

Não há concertos de violino para ninguém

Antes mesmo de explicar o título convém que se escreva que esta é a 35ª edição de “farmácia de serviço” tendo em linha de conta que há três fds que não tinham número. Espero assim aquietar o trémulo coração do exigente leitor Manuel Sousa Pereira que, além de imprimir todas as minhas balivérnias tem o feio hábito de me apontar erros de numeração.
Dito isto passemos aos factos:
Em tempos que (felizmente) já lá vão, um cadáver político que fez carreira na vida pública portuguesa, desempenhando cargos que não pareceriam adequados ao seu extravagante perfil, resolveu anunciar urbi et orbe o seu exagerado amor por uns concertos de violino de Chopin. A opinião pública ficou esclarecida quanto ao seu background cultural e à sua capacidade para exercer um cargo importante na área cultural. Não terá sido a única vez em que a personagem elucubrou um sainete deste estilo mas foi seguramente o que mais êxito despertou. A boa disposição do publicou subiu umas décimas se atentarmos nas gargalhadas mas houve alguns cavalheiros, mais ensimesmados, que se persignaram várias vezes temendo pelo futuro da já dificultosa vida cultural portuguesa.
Agora para tirar teimas a Brilliant Classics e a www.abeillemusique.com oferecem aos leitores incursionistas, aos lusitanos em geral e ao mundo uma integral de Chopin em 30 discos com a seguinte divisão: os primeiros 17 discos trazem a obra toda do genial polaco. Os 13 restantes constam de gravações históricas de altíssimo gabarito (lambam-se ò pecadores:Moiseiwitch, Horowitz, Rosenthal, Braillowsky, Dinu Lipatti, simon Barere, Rachmaninov, Rubinstein, Pachmann e mais uns quantos tão bons como estes). Ou seja: um milagre! O segundo milagre é o preço: 30 euros! Isto parece uma feira mas não o é. Isto é a acção da rapaziada dos Brilliant Classics e da abelhinha já citada. Aqui para nós muito à puridade a tal integral de Chopin só tem um defeito: esqueceram-se dos concertos de violino! Aliás quem se esqueceu foi o falecido Frederico (Chopin, Fred para os amigos e Freddo para o violista cadaveroso). Vejam bem a que cumes de conspiração chegaram os inimigos políticos do nosso político in partibus! Toda a gente a fazer-lhe fosquinhas, a desmentir-lhe a portentosa cultura e a capacidade política.
Fora este pequeno defeito, corram a comprar a caixinha! Rápido antes que se esgote.

A segunda parte deste receituário vai toda para o 13º passageiro da dupla José António Barreiros/Carlos Barradas (ou vice versa). Ora toma lá banda desenhada de excelente traça e texto a afinar pelo mesmo diapasão. Uma edição O Mundo em Gavetas, simpática e novel editora, muito cá da casa mas nem por isso menos interessante. Esta malta, a do m.e.g., não brinca em serviço e veio para ficar (como dizia um anúncio qualquer) e no caminho partir alguma loiça. Ao leme da singular embarcação uma companheira, uma amiga, e uma visionária: Kamikaze herself! Fica desde já, e por este único meio, avisada que quero o livrinho para ontem, que o pago na íntegra – e só : aguente os encargos do correio, que a publicidade não pode ser de borla! – e que se eu não conseguir pôr um boneco do livro como julgo ser (in)capaz que o ponha a MEU PEDIDO, sefaxfavor!
Do autor Barradas só a opinião do MSP, especialista de bd: porreiríssimo! (sic)
Do autor JAB: raios partam o gajo que tem jeito para tudo (observação venenosa de mcr roído de inveja).
Os pedidos do livrinho deverão ser feitos para omundoemgavetas@gmail.com que também pode ser visitado em www.omundoemgavetas.com

5 comentários:

Kamikaze (L.P.) disse...

Oh meu caro, com esta prosa de babar Vexa até consegue trazer-me de novo aqui aos comentários!

Quanto ao livrinho, saiu da tipografia na 6ª feira e 2ª feira seguirá pelo correio - oferta "da casa" já prevista, mesmo sem saber da notável promoção! Mas como não conseguiu pôr a foto à 1ª, paga Vexa os portes, ómessa!:)

(porque o blogger não está em "dia sim" a foto vai em formato que não dá para ampliar, sorry)
*

Avise quando vier à capital! Já não há Mouchão mas tentaremos manter o nível:)

José António Barreiros disse...

Bom dia.
Obrigado pela referência amável ao livro.
Talvez me tenha entusiasmado com a ideia da BD e se siga uma outra com estes ingredientes. Histórias não faltam! O tempo é que é em menor quantidade.

M.C.R. disse...

Caros editora e autor:
já noutro post disse que eu não faço fretes a ninguém: idade avançada, feitio, teimosia, burrice e etc...
Se disse o que disse não foi por amabilidade mas porque de facto acho a editora uma coisa sensacional (sobretudo porque tem um programa mais ambicioso do que editar apenas livros) e o autor JAB um tipo com muito humor e boa escrita. E os desenhos que vi são excelentes. disse excelentes? confirmo: excelentes!
em indo aí apito, claro que apito! Mesmo sem Mouchão: eu sou dos bebem amizade com tanto gosto como uma bela botelha de Chateau Petrus!
E para que serviria esta minha secção se não pudesse dizer o que se passa no mundo da cultura?
Um abraço

Silvia Chueire disse...

O vôo do Mundo em Gavetas, do 130. passageiro há de ser alto!

Um abraço,

Silvia

Silvia Chueire disse...

E last but not least : pediria aos amigos que não fizessem menção a mouchões ou similares, eu fico aqui morta de vontade de estar aí. :)