03 março 2007

Gabriele Munter
Berlin 1877 Murnau 1962

Pintora do "Der blaue Reiter" e contemporânea dos grandes nomes deste grupo; Macke, Marc e Kandinsky entre outros.
Esta representada nos grandes museus do mundo mas pode ver-se uma boa colecção das suas obras na Lehnbach Haus em Munique.
A pequeníssima cidade de Murnau e o seu hinterland estão muito retratados na sua obra. Mais informações no google onde tem direito a cerca de 25.ooo referências.
Der Blaue Reiter (O cavaleiro azul) sucede no tempo a Die Brucke (a ponte) Ambos os grupos retintamente alemães sofreram com o facto de, naqueles tempos agitados, ficarem isolados de boa parte do que se fazia na Europa. Por outro lado com o advento do nazismo os seus principais autores foram considerados como produtores de arte degenerada o que não deixou de ter influência no destino final dos grupos. De todo o modo tiveram correspondencia nos restantes países europeus (fauvismo em França, p. ex.).
Exaltação da cor, preocupação com a expressão forte da emoção, prenúncio da angustia existencial e do pessimismo, algo em que e facto acertaram em cheio graças á perseguição de que foram alvo os seus principais expoentes.

Sem comentários: